Se aquecer com o calor do fogo requer alguns cuidados com a manutenção e limpeza da lareira

Em lareiras a gás, chame o técnico uma vez por ano para limpar os bicos de saída
Divulgação
Em lareiras a gás, chame o técnico uma vez por ano para limpar os bicos de saída
Com a chegada da estação mais fria do ano, todo mundo sonha com um ambiente de lareira quentinho e acolhedor dentro de casa. Para quem já transformou esse desejo em realidade, é importante lembrar que, para que ela funcione corretamente e continue a abrandar as temperaturas dos próximos invernos, é imprescindível mantê-la limpa e bem cuidada.

“Uma vez por ano contrate um profissional para limpar os dutos e evitar problemas, como o retorno da fumaça devido a obstruções”, afirma Eden Victorio Terraciano, gerente da Wind Fire Lareira, empresa especializada no assunto em Porto Alegre (RS).

“Além disso, é preciso retirar a cinza proveniente da queima do carvão toda vez que utilizá-la e promover manutenções na parte externa de acordo com instruções do fabricante”, acrescenta Aline Machado, da Cottage Casa e Laser.

Para remoção das cinzas, é utilizado um conjunto de limpeza, geralmente vendido com a lareira, composto por vassourinha, pá, pinça (que auxilia na colocação ou retirada de tocos de lenha na lareira) e atiçador (que facilita o manuseio das lenhas dentro da lareira, principalmente quando a chama está acesa). Mas, para garantir a segurança, é necessário esperar que as brasas se apaguem completamente para realizar essa tarefa.

“Estruturas de alvenaria fabricadas com ferro e acabamento em pintura, ou de latão, devem ser limpas apenas com um pano levemente umedecido, pois substâncias químicas podem corroer o acabamento”, ressalta Aline.

Lareiras elétricas e a gás


Atualmente, novos modelos que funcionam a base de fontes de energia alternativas, como gás e eletricidade, vêm ganhando espaço no mercado de lareiras. Como não há queima de madeira, nem fuligem, a manutenção é mais simples.

“Nos modelos a gás é importante prestar atenção se os bicos que produzem as chamas estão entupidos ou se há algum vazamento. Nesses casos, deve-se chamar um técnico para solucionar o problema”, diz Terraciano.

De acordo com André Luiz Santos Macchiori, diretor da Polytec, a limpeza rotineira é bastante simples: basta utilizar um espanador para retirar o pó que se acumula sobre a estrutura. “Já a manutenção deve ser realizada pela empresa que realizou o projeto.”

No caso das lareiras elétricas, que na verdade são aquecedores com um sistema 3D que reproduz a imagem de uma lareira tradicional, não há necessidade de limpeza. No entanto, é imprescindível ficar atento ao sistema elétrico. “A fiação deve estar sempre em bom estado. Verifique, ainda, se não há sobrecarga de energia (muitas vezes causada por vários aparelhos conectados a uma única tomada), o que pode danificar o equipamento”, finaliza o profissional da Windfire Lareiras.

Serviço:
Cottage Casa & Lazer
Rua Viena, 151 - São José dos Campos (SP)
Tel: (12) 3942-3603
www.cottage.com.br

Polytec
Av. Escola Politecnica,4100 - São Paulo (SP)
Tel: (11) 3768-1173

Windfire Lareiras & Churrasqueiras
Rua Leopoldo Fróes, 17 - Porto Alegre (RS)
Tel: (51) 3311-5602

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.