Descubra truques infalíveis para deixar o vidro das janelas sempre limpos

Use apenas detergente neutro diluído em água e esponja macia
Getty Images
Use apenas detergente neutro diluído em água e esponja macia
Hora de deixar a preguiça de lado, separar os equipamentos necessários e partir para uma limpeza completa. Determinação não pode faltar, já que os vidros estão por todas os lados e merecem atenção especial. Conheça algumas regras que poderão ajudar nessa tarefa.

Antes de começar o trabalho, é importante verificar como está o tempo. Se estiver um belo dia de sol, a dica é deixar a limpeza para quando o céu ficar nublado. “Os raios solares podem secar a água e o detergente usado antes do momento exato, fator que resulta em manchas indesejadas ”, diz Fred Lobo Vianna, diretor da First Clean.

Feito isso, o primeiro passo é escolher os produtos que serão usados. “Você precisa basicamente de detergente neutro diluído em água e uma esponja macia”, garante Fernando Passi, sócio-diretor da Divinal Vidros.

Palhas de aço, saponáceos e sabão em pó estão proibidos. Risque da lista. “Se a remoção dos resíduos não for realizada corretamente, há um grande risco de manchar”, diz.

O mesmo acontece com os produtos químicos, que devem ficar guardados nas prateleiras. “Álcool não contribui, apenas atrapalha o processo. Evite também os limpa-vidros, pois costumam ser caros e apresentam eficiência duvidosa”, ressalta Caroline Sanchez, da União Brasileira de Vidros (UBV).

Mitos e verdades
Ainda há uma extensa lista de mitos e combinações mirabolantes, como limão e vinagre, que prometem remover completamente a sujeira.


“Soluções caseiras não são recomendadas. Elas danificam o material e dificilmente resolvem”, afirma Vianna. O famoso jornal também deve sair de cena. “Ele até resolve, mas não é tão eficaz quanto um pano limpo. Além do mais, libera tinta ”, diz Caroline.

Outro fator fundamental para ter vidros livres de manchas é estipular uma frequência para a limpeza. “O ideal é realizá-la todos os dias. Se o tempo for escasso, vale apenas tirar o excesso com um pano seco”, indica Vianna. No entanto, a periodicidade correta pode variar de acordo com a localização da casa e o grau de sujeira que ela recebe.

Para remover a sujeira dos cantos da janela, separe uma escova de cerdas finas ou até mesmo um cotonete.

Serviço:

Divinal Vidros
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 10680 – Belo Horizonte (MG)
Tel.: (31) 2103-9633

First Clean
Tel.: (11) 3815-3611

União Brasileira de Vidros (UBV)
Avenida Senador Teotônio Vilela, km 30 – São Pulo – (SP)
Tel.: (11) 2164-7000

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.