Christian Ullmann

Sustentável é pensar no futuro

Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

Já arejou sua torneira hoje?

Conheça uma forma rápida e prática de economizar água em casa

31/08/2010 15:59

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Você sabe se suas torneiras têm arejador? Um arejador é um acessório para torneiras e chuveiros que tem a função de misturar ar à água, dando a sensação de maior volume. Assim, quanto maior a pressão, maior será a economia de água, que pode ser de 25% a 50%.

Foto: Getty Images

Quanto mais ar misturado à água, maior economia

Dados do relatório do Instituto Socioambiental (ISA) mostram que, diariamente, as capitais brasileiras, juntas, desperdiçam cerca de 2,5 milhões de litros de água, o que equivale ao abastecimento de 38 milhões de pessoas. Um dos principais motivos dessa perda deve-se ao consumo doméstico, que, atualmente, demanda mais de 140 litros per capita, aproximadamente 30 litros acima do recomendado pela ONU. Torneiras tradicionais chegam a liberar 20 litros por minuto.

Se suas torneiras não tem arejadores, dependendo do modelo e marca de torneiras que você tenha, não é necessário trocar de torneira. É possível simplesmente incluir um arejador independente.

Foto: Divulgação

Torneira Viqua já equipada com arejador: de 6 a 7,5 litros de água por minuto

O mercado oferece linhas completas de produtos e acessórios que proporcionam o uso econômico e eficaz da água. Caso da marca Víqua, que desenvolveu oito linhas de torneiras equipadas com arejadores, que liberam em média apenas de 6 litros a 7,5 litros de água por minuto.

A economia pode ser ainda maior

Uma torneira de médio fluxo libera de 5 a 10 litros de água por minuto, quantidade essa inclusive necessária para o arejamento. Mas a marca Draco foi além e conseguiu desenvolver torneiras com arejadores tipo spray, que liberam o jato de água em formato “chuveirinho”, além de permitir a restrição auto-ajustável de vazão para até 1,8 litro por minuto, sem prejuízo do conforto.

Considerando-se que as torneiras são responsáveis por de 10% a 20% do consumo, essa redução de vazão representará uma economia de, aproximadamente, 60% a 80% no gasto de água. O que significa cerca de 6% menos na conta mensal.

Economia também no chuveiro

Além das torneiras, os arejadores também podem ser usados nos chuveiros, que liberam, normalmente, de 10 a 30 litros de água por minuto, sendo responsáveis por de 30% a 50% do consumo de água da casa.

Reguladores de vazão, como os fabricados pela Draco permitem ajustar a vazão da água em 8 litros por minuto, quantidade mínima e suficiente para um banho revigorante e econômico.

Dica para instalar arejadores

Para instalar os equipamentos, dispense o encanador. Basta rosquear os arejadores nos bicos das torneiras e pronto. Mas atenção, os dois produtos devem ser da mesma marca ou serem compatíveis. Basta procurar em casas de materiais de construção ou lojas de louças sanitárias.

Foto: Divulgação

Válvula para torneiras com jato arejador da Econoágua

Teste se você precisa de um arejador

Agora que você já sabe como economizar água sem perder o conforto, confira a dica do diretor comercial da Econoágua, Carlos Eduardo Dzialoschinsky, e saiba como verificar em sua casa ou escritório, o quanto cada torneira consumiria se ficasse aberta por 1 minuto

- Pegue uma jarra, graduada em mililitros, preferencialmente de 1 a 2 litros de capacidade, e um relógio que marque os segundos
- Coloque a jarra de baixo da torneira ou do chuveiro, e deixe a água escorrer por 6 segundos.
- Anote num papel a quantidade de água coletada na jarra nesse período.
- Multiplique esse valor por 10. Exemplo: 1.500 ml x 10 = 15 litros por minuto.

Quando o resultado de consumo for maior do que 10 litros por minuto na torneira da cozinha, no tanque de lavar roupa ou na torneira do banheiro é hora de instalar um arejador.


Serviço:

Econoagua
R. Brig. Gav. Peixoto, 64 cj.2 – Lapa – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3483-7244 / 3433-2088

Deca
SAC 0800- 011 7073

Draco
R. Heitor dos Prazeres, 245 - São Paulo (SP)
Tel: (11) 3742-8444 / 3742-2474

Víqua
R. Parati, 16, Nova Brasília – Joinville (SC)
Tel: (47) 3025-9999
 

 

 

 

Sobre o articulista

Christian Ullmann - jbianchi@ig.com - Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo