Transforme o quarto em um verdadeiro santuário do sono com dicas do feng shui

Um quarto com boas energias deve ter a cama em uma posição da qual seja possível enxergar a saída do quarto
Getty Images
Um quarto com boas energias deve ter a cama em uma posição da qual seja possível enxergar a saída do quarto
Muito mais do que um momento de relaxamento, dormir bem é um importante fator para aumentar a qualidade de vida. E organizar o quarto para que ele fique confortável e acolhedor é um bom começo para garantir uma boa noite de sono. É nesse ponto, as técnicas milenares do feng shui podem ser úteis “Ele prepara a cena de acordo com o perfil de cada pessoa”, afirma a designer de interiores e especialista na técnica, Adriana Scartaris.

Confira abaixo as dicas dadas por especialistas para garantir um sono tranquilo:

1) Limpeza e organização são fundamentais. “Procure também consertar tudo o que estiver enguiçado ou quebrado. A desordem física influi na desordem mental e emocional”, afirma Maria Teresa Saldanha, arquiteta e diretora do Instituto Brasileiro de Feng Shui.

2) Posição da cama. “Coloque sempre a cama em uma posição da qual seja possível enxergar a saída do quarto”, recomenda Adriana Scartaris. Porém, a designer alerta que a cama não pode estar posicionada de modo que os pés fiquem direcionados para a porta e a cabeça para a janela, pois isso irá fazer com que a energia seja dispersada por esses dois pontos.

3) Os aparelhos eletrônicos são vilões do sono. “É preciso desligar o celular e tirar televisão, computador e roteador do ambiente. Assim, você minimiza o campo eletromagnético”, indica o consultor holístico, Paulo Figueira.

4) Atenção à planta do imóvel. Segundo Maria Teresa Saldanha, quartos muito recortados dispersam energia e geram instabilidade. “Quanto mais estável é a forma do quarto, mais estável é a mente de quem dorme no local.”

5) Encanamento. Nunca deixe a cabeceira da cama encostada em uma parede por onde passa encanamento, pois essa estrutura, de acordo com o feng shui, concentra energias ruins. “Se não for possível evitar, isole a sua cama com uma placa de madeira na parte de trás e deixe o local sempre muito bem iluminado”, indica Adriana Scartaris.

6) Cabeceira da cama. Para crianças e adolescentes, Paulo Figueira recomenda que ela fique posicionada a Leste, onde nasce o sol. “Eles precisam de atenção. Por isso, precisam pegar toda a energia do sol nascente”, afirma. No caso de adultos e idosos, a cabeceira deve ficar a Oeste. “Eles precisam desacelerar; o sol da manhã não é legal, vai estressá-los.”

7) Portas e janelas. Se você for construir uma casa ou comprar um apartamento, atente para a posição de portas e janelas. “Evite colocar portas e janelas do quarto muito alinhadas, pois a energia tende a acelerar e os espaços ficam ‘vazios’, trazendo a sensação de solidão”, afirma Maria Teresa Saldanha.

8) Baguá. Uma dica para que a energia circule de maneira adequada dentro do quarto é colocar um baguá (instrumento octogonal usado para colocar o feng shui em prática). “Pendure o baguá na altura dos olhos da pessoa mais alta da casa”, indica Paulo Figueira.

9) Banheiro. Quem dorme em uma suíte precisa tomar cuidado em relação ao banheiro. “A porta do banheiro sempre precisa estar fechada e a cama não pode ficar de frente para ela”, frisa Adriana Scartaris.

A iluminação é um fator muito importante. Invista em lâmpadas incandescentes ou LED
Getty Images
A iluminação é um fator muito importante. Invista em lâmpadas incandescentes ou LED
10) Tranquilidade. “O quarto de dormir deve ser um espaço yin dentro de uma casa, isto é, mais silencioso e quieto, para garantir um bom sono”, explica Maria Teresa Saldanha. Para conseguir isso, evite o uso de muitos espelhos no quarto, assim como cores fortes.

11) Espelhos. Os espelhos são algo perigoso, segundo o feng shui. “Nunca coloque um espelho no pé da cama, porque você vai assustar seu espírito e refletir o sha (espírito/ energia negativa)”, diz Paulo Figueira.

12) Cores. Para os jovens casais, Adriana Scartaris dá uma dica: “para ativar a estabilidade e solidez entre eles, use cores amareladas, terrosas, mas sempre muito claras”. Já para os casais mais velhos, o truque é usar elementos em cores mais quentes e densas, como o vermelho e o laranja, que ativam a paixão.

13) Sorte no amor. Uma dica de Maria Teresa Saldanha para os solteiros é ativar a região Sudoeste do quarto. “Use uma imagem amorosa que envolva pessoas ou animais em ambiente bonito. Os chineses usam muito dois pássaros namorando em um galho de cerejeira, dois peixinhos dourados”, entrega.

14) Iluminação. Cuidar desse aspecto também pode melhorar a qualidade do sono. “Nunca use lâmpadas fluorescentes ou dicróicas, porque elas funcionam a partir do excitamento de elétrons”, alerta Paulo Figueira. “Você não vai conseguir ficar no espaço, ele vai te irritar”, frisa o consultor, que recomenda o uso de lâmpadas incandescentes e, se possível, LED.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.