Eletrodomésticos que podem ser controlados por meio do smartphone são apresentados na CES, em Las Vegas

A visita chegou de surpresa e a cerveja está quente? Sem problemas, bastam cinco minutos para gelar a lata. A geladeira da LG responsável por essa façanha é apenas uma das novidades de eletrodomésticos exibidos na CES 2012, feira de tecnologia que termina nesta sexta-feira (13/01) em Las Vegas, nos Estados Unidos. O refrigerador deve estar disponível nos EUA até o fim deste ano, mas não há previsão para o Brasil.

Geladeiras mostradas na CES têm painel sensível ao toque e vêm com receitas
Divulgação
Geladeiras mostradas na CES têm painel sensível ao toque e vêm com receitas
A feira mostra ainda que, em breve, consumidores poderão comprar também geladeiras, máquinas de lavar roupa e fogões conectados a internet e com aplicativos úteis para atividades na cozinha ou área de serviço, com conteúdo sobre receitas e dicas para tirar manchas difíceis.


Confira a cobertura completa da CES 2012

As novas tecnologias aparecem nos novos produtos de linha branca lançados pela Samsung e LG, durante a CES 2012. Em sua maioria, os produtos permitem otimizar tarefas como enviar comandos por meio da web para iniciar a lavagem de roupas previamente colocadas na máquina, sugerir receitas ou a compra de ingredientes a partir de uma câmera que identifica os produtos na parte de dentro da geladeira. Os produtos devem chegar às lojas norte-americanas ainda em 2012, mas não há previsão de disponibilidade para outros países, como o Brasil. As fabricantes não divulgaram o preço dos produtos.

Geladeiras da LG gelam latas em cinco minutos
Claudia Tozetto
Geladeiras da LG gelam latas em cinco minutos
“No futuro, os eletrodomésticos devem se tornar mais simples, inteligentes e conectados entre si”, disse Boo-Keun Yoon, presidente mundial da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung, em evento durante a CES. A conectividade vai além da cozinha: com as TVs conectadas e smartphones, cada vez mais populares em todo o mundo, será possível controlar funções de diversos eletrodomésticos a partir de um único lugar.

A tecnologia poderá ajudar a tornar realidade o conceito de casa digital: por meio de qualquer dispositivo conectado a internet, moradores poderão acender ou apagar luzes à distância, acionar o forno para assar uma refeição antes de chegar em casa ou mesmo ligar o aspirador para iniciar a limpeza ao sair para o trabalho.

“Os produtos para a casa conectada estão entre as três categorias mais procuradas pelos consumidores”, diz Shawn Dubravac, diretor de pesquisas da Consumer Electronics Association (CEA), entidade que organiza a CES.

Gestão da vida doméstica

Forno da LG pode ser controlado por meio do smartphone
Claudia Tozetto
Forno da LG pode ser controlado por meio do smartphone
No estande da LG, os visitantes da CES encontravam geladeiras e fogões com o recurso Smart Manager (gestor inteligente, em inglês), um sistema integrado que reconhece a voz do dono e programa compras, sugere refeições mais saudáveis de acordo com os alimentos na geladeira e até cria listas de compras para a semana.

Todas as funções para gerenciar os eletrodomésticos da LG também podem ser acessadas por meio de telas sensíveis ao toque, como a dos tablets, que passam a integrar todos os produtos. A geladeira da marca, apresentada na CES 2012, também permite controlar a data de validade dos alimentos frescos, como leite, ovos, verduras e legumes. Para isso, basta cadastrar os itens comprados no supermercado tirando uma foto da nota fiscal ou código de barras com o smartphone.

Com a conexão com a internet, técnicos da marca agora podem fazer alguns reparos no produto a distância, o que também ajuda a otimizar o tempo do usuário em casa. Além disso, os novos eletrodomésticos oferecem o recurso Smart Grid, que configura automaticamente as funções do produto de modo que ele gaste menos energia.

Um dos destaques do estande da Samsung é um forno inteligente, que pode assar dois pratos ao mesmo tempo, como uma carne e uma sobremesa, em temperaturas diferentes e sem deixar que o gosto de um prato interfira no outro. No da LG, a conexão Wi-Fi chegou até ao aspirador de pó, que pode ser controlado ou monitorado pela internet por meio do smartphone.


Acompanhe as novidades do iG Casa também pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.