Antes do ano acabar, repense a organização e decoração de casa segundo a terapia milenar chinesa

O Ba-guá é aplicado na planta da casa para identificar as diferentes áreas da vida
Getty Images
O Ba-guá é aplicado na planta da casa para identificar as diferentes áreas da vida
Para começar o ano com pé direito, uma boa dica é planejar a casa de acordo com os ensinamentos do Feng Shui (feng significa vento e shui, água), no qual a energia que circula pela morada (ch’i) é considerada vital. A técnica milenar chinesa orienta o fluxo do ch’i com diversos métodos que vêm de três escolas: Forma, Bússola e Chapéu Negro.

Esta última possui uma ferramenta muito usada na decoração, o Ba-guá, que deve ser aplicado na planta da casa para identificar os lugares que correspondem a diferentes áreas da vida (trabalho, espiritualidade, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos). “Cada lar tem um mapa específico, chama-se mapa natal. É preciso verificar a planta e a data da construção para identificar quais padrões energéticos estão presentes nas oito direções”, afirma a arquiteta e especialista no assunto Aline Mendes.

As cores também são importantes nesse contexto. “Os tons de 2011 são prata e dourado. Não tenha medo de usar nos tecidos e nos arranjos de mesa”, sugere o arquiteto Sérgio Carillo.

Confira como atrair boas energias para os ambientes do seu lar:

Na cozinha: é importante ter sempre boa iluminação e potes de vidro com mantimentos à vista. Entre a pia e o fogão recomenda-se a escolha de algum acessório de madeira para estimular o sucesso dos moradores da casa.

Na sala: não coloque sofás de costas para a entrada. Vale ter uma pequena fonte perto da porta ou um vaso com plantas e flores. Pendure um ba-guá com espelho acima da porta social pelo lado de fora, pois rebate a entrada de energias negativas.

Dormitórios: a cama não deve ficar de costas para entrada. Uma boa dica é pendurar um pequeno cristal multifacetado para trair boas energias. Evite colocar espelhos que reflitam a cama.

Banheiros: mantenha a porta, o tampo do vaso sanitário e o ralo sempre fechados. Pendure um pequeno cristal multifacetado no batente da porta do banheiro pelo lado de fora para neutralizar as energias vindas dos esgotos. É importante também ter acessórios que lembram o mar, pois mantêm a prosperidade na casa.

Varandas: escolha espécies com formas arredondadas, como o buxinho.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.