Aproveite o fim de semana para conhecer mais sobre o trabalho de Le Corbusier, Lasar Segall e Bob Wolfenson

Objetos de design, projetos arquitetônicos, esculturas, fotografias e grafismos estão entre os destaques em exposição neste fim de semana. Aproveite o tempo livre e confira as mostras em cartaz.

Le Corbusier, Entre Dois Mundos
Os últimos 20 anos de vida de Le Corbusier (1887-1965) aparecem na mostra, que traz tapeçarias, esculturas, projetos arquitetônicos, maquetes, pinturas, desenhos, litografias, livros e fotografias provenientes da fundação que leva o nome do arquiteto, com sede em Paris. Ao lado de Walter Gropius, Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies Van der Rohe e do brasileiro Oscar Niemeyer, Le Corbusier é um dos mais importantes nomes da arquitetura do século XX.

Até 7 de março
Local: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Curitiba (PR)
Horário: das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (estudantes); entrada gratuita para maiores de 60 anos e para estudantes até 12 anos


Amor e solidariedade
A mostra de esculturas, gravuras, desenhos e cerâmicas do expressionista pernambucano Abelardo da Hora já foi vista por 200 mil pessoas. Trata-se de uma retrospectiva dos 60 anos de carreira do artista, conhecido tanto por suas criações em concreto polido e bronze representando mulheres sensuais, como pelas esquálidas figuras de retirantes nordestinos.

Até 14 de fevereiro
Local: Vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo)
Endereço: Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, São Paulo (SP)
Horário: livre
Entrada gratuita


Olhar Urbano
Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Marcos Prado, Fabio Correa, Renata Castello Branco e Ucha Aratangy emprestam sua visão particular sobre as cidades para o projeto Olhar Urbano, que reúne 26 fotografias de ícones arquitetônicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia.

Até 24 de janeiro
Local: MuBE – Museu Brasileiro de Esculturas
Endereço: Av. Europa, 218, Jardim Europa – São Paulo (SP)
Horário: das 10h às 19h
Entrada gratuita


Nilton de Moraes Filho e David Gerstein
A loja de decoração Inter Studio expõe o trabalho do arquiteto, designer e fotógrafo Nilton de Moraes Filho e do artista pós-pop israelense David Gerstein. A mostra de Moraes consiste na reunião de imagens da natureza brasileira como espelhos e rastros d´água clicados em Morro de São Paulo (BA), Santa Rita de Jacutinga (MG) e Búzios (RJ). Já Gerstein é influenciado pela cultura pop, trazendo o cotidiano para o universo da arte por meio de esculturas de aço com pintura eletrostática.

Até 4 de março
Local: Inter Studio
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595 Loja F, Ipanema, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: das 10h às 19h
Entrada gratuita


Cálculo de Expressão

A mostra apresenta 156 gravuras, 12 matrizes e nove livros de Lasar Segall, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo. A exposição conjunta dos trabalhos dos artistas propõe um diálogo entre as produções e as influências dos contemporâneos Goeldi e Segall sobre a obra gráfica de Iberê Camargo.

Até 21 de março
Local: Fundação Iberê Camargo – Porto Alegre (RS)
Endereço: Av. Padre Cacique, 2.000
Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h;, quintas até as 21h
Entrada gratuita

Saint-Étienne, Cité du Design
Restam poucos dias para o público paulistano conferir a mostra de design, tecnologia e sustentabilidade, que apresenta pela primeira vez no Brasil projetos e obras da Bienal Internacional de Design Saint-Étienne (edição de 2008). O evento é realizado desde 1998 na cidade francesa, considerada, ao lado de Milão, um dos principais pólos mundiais de design.

Até 31 de janeiro
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo (SP)
Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita

Desfile na Tela
A artista plástica francesa Lulu na mostra da IQ Art Gallery, que suas referências vêm de toda parte: são estampas de tecidos, azulejos, grafismos, mosaicos e papéis de parede em tons alegres e vibrantes, que sugerem um passeio pelo universo da moda e decoração por meio de elegantes e sensuais figuras femininas retratadas em 16 telas.

Até 28 de março
Local: IQ Art Gallery do Espaço Cultural Chakras
Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 294, Jardins – São Paulo (SP)
Horário: de terça a quinta, das 12h à 1h; sexta e sábado, das 12h às 2h; domingo, das 12h à 0h.
Entrada gratuita

Graphias - Do Papel ao Pixel
Mais de 50 obras fazem parte da grande mostra internacional em cartaz na Galeria Marta Traba. Os artistas participantes – brasileiros, uruguaios, norte-americanos e peruanos, entre outros – apresentam a última tendência do grafismo latino-americano e mundial.

Até 31 de janeiro
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo (SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita

Memória da Cidade: História e Patrimônio de São Paulo
No mês do aniversário da capital paulista, o visitante pode conferir as fotografias de Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) e Renato Suzuki (1978), que retratam as transformações da arquitetura na metrópole.

Até 28 de fevereiro
Local: Caixa Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111, Centro – São Paulo (SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada gratuita



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.