O berço é o móvel de maior destaque no quarto do bebê. Mas além de bonito, deve oferecer segurança. Se o herdeiro está a caminho, veja aqui algumas boas opções

O mercado oferece berços de madeira, metal ou fibras naturais, em uma infinidade de modelos. Tem para os mais tradicionais e para quem gosta de novidades. Mas além do visual, o que importa é saber se oferece conforto e segurança, já que o seu bebê vai passar ali dentro muitas horas por dia logo nos primeiros meses e dormirá ali até os dois anos, no mínimo, ou até atingir cerca de 90 cm.

Veja na Galeria de Fotos qual modelo de berço ficará melhor no quarto do seu bebê

Definido o estilo da decoração, é hora de pensar nos móveis, levando em conta os cuidados com suas medidas e qualidade do acabamento, além de outros quesitos observados pela ABNT ¿ Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Fique atento!

Os berços mais utilizados são os de madeira, porém deve ser resistente e com acabamento livre de farpas. Se tiver partes de metal, como parafusos e arruelas, devem ser de alumínio ou aço. Além disso, os parafusos precisam estar encapados. E o espaço entre as ripas da grade não pode ser maior do que 6 cm, caso contrário o bebê pode se prender entre elas.

Essa é a mesma distância permitida entre as ripas do estrado. E as medidas do móvel devem ser entre 90 e 140 cm no comprimento e 45 e 75 cm na largura, mas existem modelos maiores. Do alto da grade até o colchão, com o estrado na posição mais baixa, não deve haver menos do que 50 cm. Para quem optar por um modelo com rodízios, estes devem ser dotados de travas.

Observe ainda se existem saliências que, no caso, devem ser arredondadas, sem arestas ou partes ponti-agudas. Se tiver adesivos, devem estar fora do alcance do bebê. E, ainda, o acabamento, com tintas ou vernizes, deve ser atóxico, porque quando começam a nascer os dentinhos, em geral o bebê se apoia na grade para ficar em pé e raspar as gengivas na madeira. Resultado: a boquinha fica toda suja de pedacinhos de tinta e alguns sempre acabam sendo engolidos!

Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas; www.abnt.org.br


Onde encontrar
Trix Baby:
www.trixbaby.com.br
Meu Móvel de Madeira:
www.meumoveldemadeira.com.br
Encantário:
www.encantario.com.br
Lu Martinez:
www.lumartinez.com.br
BBtrends:
www.BBtrends.com.br
Alexandra Abujamra:
www.alexandraabujamra.com.br
Blue Gardênia:
www.bluegardenia.com.br
Lillys Secret: R. Inhambú, 1185, Moema, tel. (11) 5092-3621

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.