Saiba como escolher o modelo mais adequado para cada área da casa de acordo com o tipo de porta e o material utilizado

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508143715&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico

Se você está construindo ou reformando a casa, listamos as principais vantagens de cada modelo de porta de acordo com o tipo e o material empregado para você não errar na escolha.

Saiba quais modelos são mais indicados para áreas internas e quais são melhores para as áreas externas da casa de acordo a sua durabilidade e resistência.

Tipos de materiais

Madeira com ou sem vidro

Existem dois tipos de portas de madeira: compensadas e maciças. As primeiras, além de mais baratas, são mais comuns, mas não são tão resistentes quanto às de madeira maciça, que são um pouco mais caras, mas não estragam com tanta facilidade e podem durar a vida toda.

O interessante desse material é que as portas podem ser utilizadas para todas as áreas, tanto internas quanto externas. No caso de áreas externas, pode-se usar um verniz especial para aumentar sua durabilidade e resistência ao tempo e à chuva.

Alumínio com ou sem vidro

Podem ser bem caras, mas são as mais duráveis. É interessante porque não precisa de pintura ou manutenção. Podem ser usadas tanto em áreas internas quanto externas, mas o uso costuma ser mais recomendado em áreas externas, por questões estéticas.

PVC

São as opções mais baratas, mas também são as menos duráveis. O ideal é usá-las em áreas externas, como lavanderias.

Tipos de portas

Divulgação Sasazaki

Simples

São as portas mais comuns, com apenas um folha, nos variados materiais. Ideal para ambientes internos.

Balcão

Geralmente com quatro folhas, sendo que duas delas abrem para fora, da mesma forma que algumas janelas. O material mais comum para esse tipo de porta é a madeira, e são indicadas para entradas principais ou varandas.


De correr

Podem ter de duas a cinco folhas, dependendo da necessidade, que abrem de acordo com a preferência do morador. Podem ser feitas de madeira ou alumínio e são indicadas para qualquer ambiente, externo ou interno.

Pivotante

Esse tipo de modelo está muito em alta atualmente, pois economiza espaço e possibilita um tipo de abertura muito diferente das outras, pois possui um eixo deslocado que permite abertura até 180 graus. O material mais comum para esse tipo de porta é a madeira, e sua indicação é, normalmente, para entradas principais.

Sanfonada

Ideais para ambientes pequenos, como banheiros e lavanderias de apartamentos, pois enrola quando é puxada e, portanto, não precisa ser aberta para fora ou para dentro. O material mais comum é o PVC.

Articulada

Também conhecida como porta-camarão, é indicada para ambientes pequenos, como cozinhas e banheiros de apartamentos. Seu diferencial em relação à sanfonada é o tipo de material com que é feita, que pode ser até mesmo madeira com vidro, se tornando uma opção muito elegante, além de prática.


Leia mais sobre: portas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.