Christian Ullmann

Sustentável é pensar no futuro

Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

Economize água no banheiro

Vasos sanitários e válvulas de descarga de acionamento duplo ajudam a reduzir o consumo de água

27/07/2010 15:58

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia) para atender às necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

Foto: Divulgação

Válvula de duplo acionamento da Docol

Economizar água é pensar no futuro e dicas simples para corrigir nossos maus hábitos do dia a dia contribui com a manutenção do nível das represas e ajuda a economizar na conta no final do mês.

Os vasos sanitários, que já necessitaram de 18 litros de água por descarga, representa aproximadamente 30% consumo doméstico. Com o tempo foram introduzidas as válvulas de acionamento de seis segundos, que gastam de 10 a 14 litros.

A partir de 2001 foram colocadas no mercado os vasos sanitários que necessitam de um tempo de acionamento 50% menor para efetuar a limpeza. Neste caso, pode-se chegar a seis litros de água por descarga.

No mercado nacional existem várias marcas com opções mais econômicas, com válvulas de acionamento seletivo de três ou seis litros por descarga, que reduzem o consumo de 50% até 75% em relação as convencionais.

As vantagens deste sistema de duplo acionamento são:
• reduz o volume de água utilizado através do acionamento de duas teclas;
• permite o acionamento parcial: ideal para limpeza de líquidos através de uma descarga econômica com menor volume de água;
• possibilita o acionamento total: ideal para limpeza de sólidos através de uma descarga completa;
• estimula o consumo consciente com aproximadamente 30% de economia em relação aos outros modelos.

Foto: Divulgação Ampliar

As bacias com caixa de armazenamento da Roca economizam até 60% de água

A empresa Docol desenvolveu um sistema próprio para suas válvulas de duplo acionamento. Batizadas como modelo Salvágua, têm vários acabamentos metalizados e diferentes cores.

A marca Roca produz vasos com caixa de armazenamento que garante economia de 60% de água. O sistema de duplo acionamento de três e seis litros, garante consumo racional e responsável de água.

O vaso sanitário com caixa acoplada de acionamento duplo é uma idéia é bem simples: ao invés de apenas um sifão, como nas descargas comuns, este vaso possui uma caixa com dois compartimentos, que podem ser acionados juntos ou separadamente, através de dois botões, geralmente localizados na parte superior da caixa.


Foto: Divulgação

As bacias com sistema EcoFlush, da Celite, integra caixa, bacia e sifão

As marcas Incepa, Celite e Logasa (pertencentes ao grupo Roca) utilizam em seus vasos o sistema EcoFlush, que integra caixa, vaso e sifão, e permite a descarga de três ou seis litros gerando economia no consumo.

E lembre-se:
- não use a privada como lixeira ou cinzeiro;
- nunca acione a descarga à toa;
- válvulas defeituosas chegam a gastar até 30 litros de água por acionamento. Por isso, mantenha-a sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados;
- jogar lixo no vaso sanitário pode entupir o encanamento.


Maiores informações dos produtos e locais de venda no Brasil:

Celite
Tel: (11) 3061-5266

Docol
SAC: 0800-474-333
Tel: (11) 3061-0797

Incepa

Roca
Tel: (11) 3061-5266

 

 

 





 

Sobre o articulista

Christian Ullmann - jbianchi@ig.com - Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo