Edmar Araújo Artuso passava longe dos afazeres domésticos até ser convencido pela namorada, Patrícia, a cuidar melhor da casa

A publicitária Patrícia Tucunduva, 27, conheceu o engenheiro Edmar Araújo Artuso, 30, em Angola. Naquela época, há pouco mais de um ano, ambos trabalhavam no país, eram vizinhos e se tornaram namorados. Ela só não esperava um parceiro tão desorganizado . “A casa dele era uma verdadeira bagunça: cabelo no chão, louça há semanas na pia”, conta Patrícia.

Com a insistência de Patrícia, Edmar passou a colaborar na arrumação da casa
Arquivo pessoal
Com a insistência de Patrícia, Edmar passou a colaborar na arrumação da casa
Depois de retornarem ao Brasil, os dois decidiram morar juntos e o desafio, segundo ela, foi colocar o Edmar na linha. No início foi difícil. Patrícia tinha ataques de raiva quando encontrava a toalha molhada em cima da cama ou o sapato largado em qualquer canto da casa. Aos poucos, foi insistindo para Edmar corrigir as falhas. “Não tinha muito acordo. Ela só me dava bronca”, diz ele, rindo.

As coisas foram começando a melhorar quando Patrícia percebeu que precisa envolvê-lo nas tarefas, instruindo o que deveria ser feito. “Agora, tudo o que eu faço, peço para ele me ajudar, porque se eu não pedir, ele não faz”, relata ela.

No fim, a colaboração de Edmar não ficou somente nas tarefas domésticas. Ele também deu palpites para melhorar a decoração . A sala, que só tinha um sofá antigo e uma caixa de papelão como aparador, ganhou objetos decorativos e móveis novos, tudo no estilo africano. Patrícia conta que só foi trabalhoso convencê-lo que um porta-retrato com as cores do time do Cruzeiro não combina no ambiente. “Falei tanto que ele acabou dando o porta-retrato de presente para a irmã”, diverte-se ela.

Veja as dicas da Patrícia:

- Não arrume a bagunça dele. Mostre que está errado e peça para ele mesmo arrumar.

- Coordene as tarefas. Muitos homens não têm iniciativa para começar, mas têm boa vontade para ajudar.

- Em tudo o que for fazer, peça a colaboração dele. Enquanto realiza uma tarefa, diga para o parceiro ir fazendo outra.

- Quando quiser comprar algo novo para a casa, leve o marido junto, para decidirem modelos e até mesmo discutirem preços.


Veja outras experiências semelhantes e conte-nos a sua .


CURTA A PÁGINA DO DELAS NO FACEBOOK E SIGA O @DELAS NO TWITTER

ASSINE A NEWSLETTER DO DELAS


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.