Christian Ullmann

Sustentável é pensar no futuro

Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

Cuidar do lixo é problema nosso

Aprovada a Lei do Lixo, agora vamos ter que mudar nossos hábitos

23/11/2010 07:57

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Aprovada a lei do resíduo sólido pelo governo federal, agora vem o processo de implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e este é outro grande desafio. A lei propõe melhorar a gestão do lixo a partir da divisão de responsabilidades entre a sociedade, poder público e iniciativa privada, e proíbe a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, além do lançamento de resíduos a céu aberto.

Foto: Getty Images

Aprovada a Lei do Lixo, agora vamos ter que mudar nossos hábitos

Porém, isto não resolve o grande problema, pois ainda temos a cultura de desperdício instalada na sociedade. Muitas iniciativas estão ocorrendo, mas temos que evoluir e gerar uma grande transformação cultural. Seguramente uma campanha educativa deve ser lançada para conscientizar a população sobre o assunto.

As novas diretrizes estabelecem o chamado sistema de logística reversa, pelo qual empresas de eletroeletrônicos, pilhas, pneus, alimentos, embalagens etc terão de dar destinação adequada para itens usados. Com isso, todos passamos a ser responsáveis pela destinação apropriada dos resíduos.

No compartilhamento das tarefas e responsabilidades, cabe ao poder público apresentar planos para o manejo correto dos materiais, às empresas o recolhimento dos produtos após o uso e à sociedade participar dos programas de coleta seletiva e reduzir o consumo.

A sociedade brasileira tem um grande trabalho pela frente, temos que nos reeducar e pensar na redução, reutilização e reaproveitamento dos resíduos, e acabar com o conceito primitivo de que o problema do lixo acaba quando é colocado na lixeira.

Como cidadãos, vamos ter de investir o nosso tempo na separação e redução de resíduos produzidos em todos os níveis: consumidores, empresários e governos. A grande expectativa é que as iniciativas também possam funcionar como um freio ao consumismo, provocando mudança de comportamento da indústria e da sociedade.

Desde a coluna “Sustentabilidade é pensar no futuro” podemos colaborar e criar uma rede para facilitar a coleta seletiva de materiais recicláveis criando uma relação de cooperativas e pontos de coletas distribuídos nas diferentes cidades brasileiras. Se você conhecer uma cooperativa ou ponto de coleta, nos informe. Colabore com essa iniciativa.
 

Sobre o articulista

Christian Ullmann - jbianchi@ig.com - Christian Ullmann é designer de produtos especialista em design para sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos, tem trabalhos premiados na Itália, Argentina e Brasil

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo