É importante avaliar as condições de estrutura e acabamento do apartamento ou casa antes de comprar

Analise todos os cantos da casa, inclusive portas e janelas. Se preciso, leve suas próprias ferramentas
Getty Images
Analise todos os cantos da casa, inclusive portas e janelas. Se preciso, leve suas próprias ferramentas
Comprar um imóvel novo ou usado é geralmente motivo de alegria. Mas para que a satisfação não se transforme em decepção ou dor de cabeça é importante checar direitinho se a tão sonhada casa ou apartamento apresentam boas condições de uso, se as partes elétrica e hidráulica estão em bom funcionamento e se a estrutura está preservada.@@@@!!!!!

Leia também: Check-list da vistoria - o que conferir

O primeiro ponto a observar é se a planta existente está de acordo com o que está sendo oferecido. Tudo tem de estar rigorosamente de acordo com as especificações do documento, conforme orienta o engenheiro civil Márcio Joaquim Estefano de Oliveira, professor do Instituto Mauá de Tecnologia (SP).

O aspecto visual também é importante, claro. O profissional indica observar todos os cantos da casa e ver se pisos e paredes não apresentam trincas ou fissuras, se o rejunte está bem feito, se não há manchas ou bolor nos revestimentos e como está a saúde das madeiras aplicadas nos batentes, portas e rodapés.

Verifique se não há rachaduras ou fissuras nas paredes
Getty Images
Verifique se não há rachaduras ou fissuras nas paredes
“Em imóveis usados, especialmente em construções mais antigas, as ‘patologias’ mais visíveis são fissuras em paredes, caixilhos enferrujados, pintura embolorada, manchas em pilares. Isso significa que a construção não está boa e necessita urgentemente de reforma”, exemplifica Oliveira.

Veja também: Casa pede reparos periódicos

Em imóveis novos, o futuro proprietário deve reservar ao menos uma hora para fazer a vistoria. Se possível, contrate um profissional do ramo ou vá acompanhado de alguém que entenda um pouco mais sobre construções.

O engenheiro civil Henrique Mazarin, da Maza Engenharia e Vistoria, aconselha verificar se os acabamentos estão de acordo com o memorial descritivo no contrato. Também é importante levar algumas ferramentas para ajudar na avaliação, como chave de teste, régua e prumo de nível, além de filmadora ou máquina fotográfica para registro das condições. “O ideal é fazer a vistoria durante um dia ensolarado, pois sem uma boa iluminação não será possível avaliar direito”, diz Mazarin.

Leia também: Monte seu kit de ferramentas

Outra dica essencial quando se vai procurar um imóvel é verificar se as licenças da obra estão em dia e se o projeto é aprovado na prefeitura. Sem isso, é melhor não se arriscar.


Serviço:
Maza Engenharia e Vistoria
Tel.: 11 4153-5633

CURTA A PÁGINA DO DELAS NO FACEBOOK E SIGA O @DELAS NO TWITTER

ASSINE A NEWSLETTER DO DELAS

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.