Dicas e truques de limpeza e armazenagem garantem maciez e vida longa aos lençóis e cobertores

Lave as peças delicadamente com sabão neutro e deixe secar na sombra
Getty Images
Lave as peças delicadamente com sabão neutro e deixe secar na sombra
O primeiro passo para garantir um sono tranquilo é dormir em lençóis macios, limpos e cheirosos. Qualidades típicas de peças recém-compradas, ela não precisam entretanto, se restringir aos primeiros dias uso.

Com lavagem e armazenamento adequados, e banhos de sol periódicos é possível prolongar a vida, as cores e a maciez da roupa de cama.

A primeira regra é ficar de olho na etiqueta antes de lavar. Peças em tecidos mais resistentes, como algodão e linho, devem ser manuseadas de forma diferente daquelas confeccionadas em seda ou outros tecidos finos.

No caso de peças novas, lave-as separadamente antes do uso para tirar um pouco da goma e qualquer resquício de química utilizada no processo de estamparia. “Isso deixa a peça ainda mais macia”, diz Dinah Setton, estilista da Camesa .

Quinzenalmente, lave também as capas protetoras dos travesseiros e colchões.

Sabão neutro e sombra

Na lava-roupas, dê preferência a sabões neutros e fuja de alvejantes ou qualquer outro produto à base de cloro. Eles enfraquecem as fibras dos tecidos. Tome também cuidado para não ultrapassar o limite de peso permitido para não danificar a máquina. “O ideal é que edredons e cobertores sejam cuidadas por profissionais, em lavanderias”, afirma Armando Casulli, da MMartan .

Para . Se optar pela secadora, não utilize temperaturas superiores a 60º C.

Na hora de passar, dispense os edredons e cobertores. Apenas lençóis e fronhas necessitam ser desamassados. “Use a temperatura morna – 2 ou 3 – e passe-os do avesso”, ensina Mirian Gotfryd, proprietária da loja de enxovais Blue Gardênia .

Ela ainda lembra que alguns tecidos, como o fustão e o linho, devem ser passados úmidos, e peças com bordados, precisam ser colocados no avesso. “Use uma toalha grossa entre o ferro e o tecido para ficar mais bonito”, diz Mirian.

Armazenamento

Durante o verão, guarde cobertores e edredons que não serão usados, já higienizados, envolvidos em tecido de algodão ou sacos de TNT. Isso permitirá que o ar circule e evitará o cheiro de mofo. Casulli ainda recomenda que se aproveite algumas manhãs quentes do inverno para arejar as peças.
Para evitar manchas amareladas no enxoval branco, guarde-o limpo e embrulhado em sacos plásticos de cor azul. A embalagem em contato com a roupa branca neutraliza a luz, que pode ocasionar as temidas manchas.

Já as peças do dia-a-dia devem ser guardadas em prateleiras abertas, sempre limpas, para evitar manchas ocasionadas por suor ou umidade. “O ideal é guardar os lençóis por cor, para facilitar a hora da troca”, afirma a estilista.

Aromatização e manutenção

Tome cuidado para não manchar os tecidos com aromatizantes sem embalagem. “Pendure-os na porta do armário, em saquinhos levemente abertos, ou substitua-os por sabonetes”, indica Dinah.

Para manter tudo cheiroso, há no mercado opções de águas de passar que podem ser borrifadas na roupa de cama antes do ferro de passar, e também nebulizadores com fragrância, que têm ação contra bactérias e fungos. Estes podem ser espirrados na cama já pronta, para prolongar a sensação de roupa limpa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.