Aprenda, passo a passo, como instalar o papel de parede em qualquer cômodo

Uma simples parede colorida ou estampada é suficiente para trazer um novo ar à decoração. Com o papel de parede essa transformação pode ser feita em menos de duas horas e sem fazer sujeira.

Antes e depois da sala
Amana Salles/ Fotoarena
Antes e depois da sala
Confira, passo a passo, como você mesma pode fazer a instalação.

A primeira coisa a fazer é escolher o papel. Para isso, vá a lojas especializadas ou veja as possibilidades nos sites de fabricantes, como a Bobinex . Definido o modelo, calcule a quantidade.

Multiplique a altura pela largura da parede onde você vai aplicar o papel – incluindo recortes) e divida esse valor por 4,5 se você for usar papel liso, ou por 4 se você for usar papel estampado com motivos temáticos, florais ou geométricos. O resultado será equivalente ao número de rolos que você precisará comprar.

Multiplique a  altura pela largura da parede e divida esse valor por 4,5 se você for usar papel liso, ou por  4 se for papel estampado
Amana Salles/ Fotoarena
Multiplique a altura pela largura da parede e divida esse valor por 4,5 se você for usar papel liso, ou por 4 se for papel estampado


Importante: na hora da compra, verifique se os rolos são do mesmo lote, isto é, se foram feitos na mesma data, ainda que não tenham numeração sequencial. Isso garantirá uniformidade na cor.

Para garantir uniformidade, verifique se os rolos foram feitos na mesma data
Amana Salles/Fotoarena
Para garantir uniformidade, verifique se os rolos foram feitos na mesma data

 Para começar a trabalhar você vai precisar de:
- Cola em pó (para papel comum) ou gel (se optar por um modelo vinílico). Você compra junto com o papel de parede)
- prumo
- 1 trena
- 1 espátula de silicone e 1 espátula de aço
- 1 pincel, trincha ou rolo
- 1 tesoura afiada
- 1 estilete afiado
- 1 balde
- 1 escada que ajude a alcançar o teto
- 1 chave de fenda para retirar e recolocar os espelhinhos de tomada ou interruptores que existam na parede da colocação. Faça isso ates de iniciar a colagem.
- 1 pano limpo e seco

Material que deverá ser utlizado
Amana Salles/ Fotoarena
Material que deverá ser utlizado
1- Prepare a cola
Para cada 50 g de cola em pó são necessários 3 litros de água. Misture, mexa até diluir bem e deixe descansar 30 minutos antes de usar.
Caso você tenha optado pela cola em gel, basta 2 litros de água para dissolver 1 kg. Misture e utilize em seguida.

Essas quantidades são suficientes para 3 rolos (equivalente a 15 m² de papel). Você pode deixar essa mistura pronta antes de começar o processo, já que a cola tem secagem longa (de 12h a 24h).

A mistura de 50 g de cola em pó para 3 litros de água deve ser bem diluída
Amana Salles/ Fotoarena
A mistura de 50 g de cola em pó para 3 litros de água deve ser bem diluída

2- Corte o papel
Meça com o rolo ainda fechado quantas faixas de papel serão necessárias. Abra o rolo no chão até dar a altura da parede. Conte 10 cm a mais e marque dobrando-o.

Corte com o estilete e reinicie o processo partindo do ponto onde parou, em ziguezague. Corte todas as folhas necessárias. Importante: se o papel acabar no meio da faixa, descarte esta faixa e recomece com outro rolo. Você não vai querer emendar no meio da parede, certo?

Meça o e corte contando 10 cm a mais de onde está a marca
Amana Salles/ Fotoarena
Meça o e corte contando 10 cm a mais de onde está a marca


3- Terminado o corte, numere as faixas – sempre do mesmo lado – para você não se perder. O lado numerado sempre irá no topo da parede.

Após terminar, numere as faixas
Amana Salles/ Fotoarena
Após terminar, numere as faixas


4- Vire a faixas do lado avesso e, com o pincel ou a tricha (ou o rolo) passe cola por toda a primeira folha, sem deixar nenhuma parte seca. Dê atenção especial às bordas, que tendem a se soltar com o tempo. Use as demais como forração para não sujar o chão.

Faixas do lado do avesso
Amana Salles/ Fotoarena
Faixas do lado do avesso


5- Dobre a faixa para facilitar a colocação. Acompanhe a sequência nas fotos abaixo para não se perder. Limpe a parede com o pano seco para garantir que nenhuma sujeira ficará grudada embaixo.
Comece o processo de colagem preferencialmente da esquerda para a direita, em uma parede inteira (sem recortes), do canto menos para o mais visível.

6- Suba na escada e passe um pouco de cola na parede de início. Dê atenção especial aos cantos do teto e lateral. Isso facilitará o ajuste, principalmente da primeira folha, até que se encontre o alinhamento certo.

Atenção: Essa será a faixa que definirá o alinhamento de todas as demais. Então, gaste o tempo necessário para que ela fique perfeita, sem nem um milímetro fora do lugar. Use o prumo para ajudar nesse processo.



7- Agora é hora de eliminar a sobra de papel no teto e no rodapé. Usando a espátula de metal de régua de apoio entre a parede e o teto, corte o papel restante com um estilete bem afiado. Caso contrário, ele corre o risco de “mascar” o papel.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597212569745 &_c_=MiGComponente_C
8- Antes de partir para a próxima faixa, com um pincel, reforce a cola por baixo das bordas.
Daqui em diante, basta repetir essa operação quantas vezes forem necessárias até cobrir toda a área desejada. Só tome cuidado para não sobrepor as faixas. Isso pode dificultar os ajustes necessários e manchar o papel.

Onde houver tomadas e interruptores, faça um recorte bem em torno deles e só depois do papel totalmente seco reinstale o espelho.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597210424478 &_c_=MiGComponente_C
Em caso de recortes na parede – como vãos de porta -, instale a faixa de papel normalmente e só então recorte os excessos com o estilete (lembre-se de usar a espátula de metal como apoio para não ficar torto).

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597210462621 &_c_=MiGComponente_C

9- Quando estiver tudo instalado, finalize o trabalho passando um pano seco ou levemente úmido por toda a superfície para eliminar excessos de cola.
Deixe secar por pelo menos 12 horas antes de fazer qualquer interferência (colocar um quadro, por exemplo).

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597210462698 &_c_=MiGComponente_C
Pronto, sua parede nova está pronta. Para limpar, basta um pano seco ou levemente úmido. No caso dos modelos vinílicos, é possível até incluir um sabão neutro na limpeza. Mas sempre sem esfregar.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597210463812 &_c_=MiGComponente_C

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGCompLinks_C%2FMiG_Detalhe&_cid_=1597210492450&_c_=MiGCompLinks_C Serviço:
Bobinex

Veja mais notícias no Twitter do Delas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.