Montamos para você um guia prático de como limpar e quais produtos usar para evitar alergias na sua família

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508159101&_c_=MiGComponente_C

Na mostra CAD Casa Arte & Design do ano passado, um quarto ganhou destaque por ter sido criado para um jovem alérgico. A responsável pelo projeto, Bianca Mugnatto, recebeu a missão de desenvolver um ambiente totalmente desenvolvido para um adolescente alérgico à poeira. Bianca é arquiteta, mas todos os dias milhares de pais e mães recebem a mesma tarefa, muitas vezes sem sucesso.

Preparar um quarto ou uma casa para pessoas alérgicas é uma tarefa muito complicada. Envolve não somente os materiais com que ela é limpa, mas muitas vezes os materiais utilizados em sua construção. Pisos de madeira, por exemplo, são ótimos locais para a proliferação de fungos e microorganismos, além de ter frestas que acumulam poeira. Portanto, podem acabar prejudicando quem sofre de alergia.

O responsável por tanto sofrimento é o ácaro da poeira doméstica, invisível a olho nu, que se prolifera em cortinas, tapetes e estofados e, em geral, onde for escuro e propício ao seu desenvolvimento. Para se ter uma idéia, uma cama pode conter mais de dez mil deles.

Preparado para a limpeza?

Geralmente, o ideal é a pessoa alérgica não fazer a limpeza da casa, no entanto, se não houver jeito, ela deve se proteger com luvas, máscaras e o que for possível.

Para limpar o quarto, use um pano úmido, uma vez por mês, na armação da cama e outras partes de madeira ou metal que são cobertas pelo pó. O colchão e a caixa de molas devem ser cobertos com uma capa fechada antialérgica, e as cobertas à prova de ácaros.

As roupas de cama devem ser lavadas toda semana com água bem quente (acima de 54ºC). Cobertores de lã e travesseiros e colchões de borracha devem ser evitados, pois atraem bolor. Não use carpete e, se tiver persianas ou venezianas no quarto, deixe-as de molho em água quente uma vez por mês. Não custa lembrar: não durma com animais de estimação.

No quarto projetado pela arquiteta Bianca Mugnatto, alguns detalhes também evitam os ácaros. Optamos por colocar revestimentos frios e assim proporcionar conforto térmico e evitar a proliferação de microrganismos, explica a arquiteta Bianca Mugnatto. No quarto projetado por ela, até a coleção de minibicicletas é anti-poeira e ácaros. Expostas em caixas de acrílico, estão bem protegidas.

Segundo Flávia Athayde Vibiano, gerente de marketing da Eucatex, o uso de pisos laminados pode minimizar os problemas respiratórios. Além de hipoalergênicos, pois não acumulam pó, não provocam alergia e problemas respiratórios, os laminados proporcionam facilidade na hora da limpeza, feita apenas com um pano úmido e sabão neutro, diz.

Para a manutenção de tapetes e carpetes, a loja Avanti recomenda apenas o uso de aspirador de pó de duas a três vezes por semana, dessa forma, até a poeira mais fina é removida com eficiência, deixando o ambiente limpo e saudável.

No banheiro, minimizar a umidade é muito importante, por isso, abra as janelas e seque a água sempre que usar o chuveiro. Lave o suporte para escovas de dente periodicamente, pois ele concentra bolor. Para limpar as superfícies com mofo, utilize água, sabão e uma escova, além de algum produto específico para acabar de vez com o problema. Evite carpetes e tapetes, e lave as toalhas de banho com água quente regularmente.

A cozinha também é alvo dos ácaros e outros microorganismos. O lixo deve ser colocado em um recipiente fechado, de preferência fora dela. Varra ou passe o aspirador nas quinas e embaixo dos eletrodomésticos maiores, para remover todas as migalhas e sujeira que possa ter se acumulado.

Limpe os respingos das panelas embaixo do fogão, migalhas na torradeira, etc. Para tudo isso, um pano ensaboado resolve. Use vasilhas de vidro, plástico ou metal para armazenar toda a comida em gabinetes e dispensas. Mantenha a cozinha bem ventilada e evite manter plantas na cozinha, isso também aumenta a ocorrência de bolor.


Leia mais sobre: limpeza

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.