Conheça as vantagens e desvantagens de cada modelo e avalie qual é a melhor opção para você e a sua casa

Alvo de muitas dúvidas e questionamentos, o box do banheiro é sempre uma dor de cabeça para o morador. Se optar por um modelo mais barato, certamente escolherá o de acrílico, mas terá problemas por se tratar de um material pouco resistente e duradouro. No entanto, se optar pelo box de vidro, que é mais caro, terá um produto mais bonito, mas que precisará de maiores cuidados se houver crianças em casa, por exemplo.

Box de acrílico

É um modelo de box mais barato, se comparado com o box de vidro temperado. Sua estrutura (perfis) é de alumínio e a placa em acrílico. O modelo tradicional do box em acrílico é com perfil reto, porém há a opção de ser arredondado (trilho de cima). Além disso, também existem opções de padronagens da placa e cores.

É um modelo relativamente menos resistente do que o de vidro, pois seu material é mais frágil. No entanto, em caso de quebra, é mais seguro no caso de casas com crianças.

Segundo a arquiteta Andreia Dias, o box de acrílico não é uma opção secundária ao vidro temperado. Em alguns casos, ele pode ser até melhor utilizado do que os modelos de vidro temperado, principalmente quando é provisório ou é utilizado por pessoas de alto risco, como crianças e idosos, diz. Andreia também alerta para os perigos do vidro temperado, que pode se partir e acabar cortando o morador.

Box de vidro temperado

É um modelo de box com design moderno, se destaca pela beleza, praticidade e resistência. Sua estrutura é de alumínio com perfis arredondados, tendo opções de diversas cores (esverdeado, marrom, fumê). O vidro temperado geralmente tem espessura de 8 mm. Pode acumular sujeira nas borrachas de vedação com o alumínio.

O vidro temperado é muito mais fácil de limpar e também mais resistente. Se houver crianças na casa, não é um material muito seguro. No caso de quebra, o vidro pode se partir em pequenos cacos e cortar alguém. No entanto, no caso do box de acrílico, também há probabilidade de isso acontecer.

Segundo o arquiteto Eduardo Godoy, esse tipo de box deve ser considerado por quem quer algo mais duradouro e definitivo. Esse material é muito difícil de ser quebrado, por isso, é uma boa opção para quem quer um box que dure pra sempre, diz. O morador só vai ter que trocá-lo quando enjoar do modelo, caso contrário, durará por muitos anos.

Veja agora uma galeria com alguns modelos de box de banheiro!


Leia mais sobre: box de banheiro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.