Bichos de pelúcia sem sujeira

Conheça as formas de higienização e deixe os ácaros longe das crianças

Lívia Alves, iG São Paulo |

Getty Images
Para lavar os bichinhos de pelúcia, máquina de lavar está fora de questão
Alegria das crianças e das decorações infantis, os bichos de pelúcia são também um dos lugares preferidos dos terríveis ácaros . “Por serem feitos de fibras, acumulam muito pó e são constantemente alvo desses inimigos apontados como principal causa de alergias do aparelho respiratório”, explica Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra e alergista do Hospital Infantil Sabará.

Assim, fazer a higienização periódica desses brinquedos é ideal para manter as crianças longe dos ácaros. E nesse procedimento máquina de lavar está fora de questão, já que deforma todo o bicho de pelúcia. “O problema não é a lavagem em si e sim a centrifugação final”, afirma Adilson Aparecido Galbiatti, proprietário da Terê Baby, fabricante de bichinhos de pelúcia de Tabatinga (SP).

Lavagem a mão
Para o proprietário, a forma correta é colocar o bicho de pelúcia dentro de uma bacia com sabão em pó neutro, esfregar os pontos de sujeira com uma bucha, deixar escorrer a água, apertando-o com as mãos e colocar no sol para secar.

Nesta última etapa, a atenção precisa ser redobrada, uma vez que é preciso deixar o bicho de pelúcia exposto até toda a parte interna estar bem seca. “Caso contrário, com o tempo, a umidade de dentro passa para a parte de fora, deixando cheiro ruim e possibilidade maior de hospedagem de ácaros”, afirma Galbiatti.

A pediatra e alergista ainda acrescenta uma etapa final no processo de higienização: “Após a secagem ao sol, coloque a pelúcia em um saco plástico transparente de cozinha e deixe no freezer por 24 horas. Os ácaros não suportam baixas temperaturas”, diz.
Para quem não quer ter todo este trabalho, é possível também levar os bichos de pelúcia em lavanderias especializadas. Lá, eles passam por praticamente as mesmas etapas que em casa, porém ficam mais tempo na secagem.

“Pedimos um prazo de cinco dias para a devolução, pois alternamos a secagem entre a secadora e o sol”, diz Thiago Araújo, supervisor técnico de limpeza da Clean Tec, em Curitiba. O preço da lavagem varia de R$15 (pequeno) e R$ 80 (grande).

Cuidado redobrado

A limpeza dos bichinhos deve ser ainda mais cuidadosa se a criança tiver asma, uma das doenças mais comuns da infância, responsável por cerca de 400 mil internações hospitalares por ano e que atinge 40% da população pediátrica. Nesses casos, a lavagem precisa ser feita, pelo menos, uma vez por mês e os bichinhos devem ficar fora do quarto dos pequenos.

“Vale a pena deixá-los dentro dos sacos plásticos que foram levados ao freezer e retirá-lo apenas na hora da brincadeira”, alerta Fátima.

Serviço:

Terê Baby
Rua José Rodrigues de Camargo, 52 – Tabatinga (SP)
Tel: (16) 3385-3260

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG