Dê um novo astral à casa com as fragrâncias mais indicadas para quartos, salas e banheiros

Não há nada mais agradável do que chegar em casa e ter a sensação de que tudo está limpinho e o ambiente levemente perfumado. Durante um tempo, flores e incensos eram os únicos recursos capazes de trazer esse efeito ao lar.
 Porém, hoje, podemos contar com aromatizadores que garantem bons odores à cozinhas , banheiros , salas , quartos e casas de praia e campo . “Há 10 anos, não valia a pena ter este recurso em casa. Além de custar caro, os brasileiros deixavam portas e janelas sempre abertas, o que acabava com os aromas rapidamente”, explica Marcia Santis, diretora regional de desenvolvimento de fragrâncias da Firmenich, empresa suíça especializada em aromas e sabores.

Com o preço dos aromatizadores mais acessível, as pessoas começaram a investir mais nos aromas
Getty Images
Com o preço dos aromatizadores mais acessível, as pessoas começaram a investir mais nos aromas
Atualmente, essa realidade está bem diferente. Por medida de segurança, as pessoas passaram a conservar suas casas mais fechadas, o preço dos aromatizadores diminuiu e sua oferta cresceu nas prateleiras dos supermercados e lojas especializadas.

“Com todas estas facilidades, os aromas começaram a ser utilizados com mais frequência, como forma de dar um novo astral à casa, criar um clima favorável à um encontro e buscar o bem-estar no lar”, afirma Cesar Fávero, diretor de marketing da Avatim Cheiros da Terra.

Da mesma forma que ficaram mais disponíveis, os aromas também se diversificaram, ganhando fragrâncias para todos os gostos. “Cítricos, amadeirados, florais, doces e refrescantes. Não existe um aroma ideal e sim aquele que mais se identifica com o estilo e personalidade de cada pessoa, o que consequentemente reflete nos ambientes”, diz Fávero.

Na hora de aromatizar a casa, só tenha cuidado para não exagerar na mistura. “Escolha apenas dois ambientes para colocar os aromas e tente combiná-los entre si”, indica a aromaterapeuta Sâmia Maluf.

Pela casa

Dentro da residência, os aromas obtidos de óleos essenciais - sejam eles sintéticos ou naturais – têm duas funções. Além de perfumar, eles também podem servir como neutralizadores de odores, uma vez que interagem com outros cheiros, nem sempre agradáveis.

Cozinha

É o caso dos aromas cítricos e adstringentes que são indicados para cozinhas , já que captam as moléculas de gordura do ar e das louças. “Pingar uma ou duas gotas de óleo essencial de laranja no detergente também pode ajudar na hora da lavagem”, afirma Sâmia.

Com grande poder bactericída, os aromas herbais são indicados para banheiros e lavabos
Getty Images
Com grande poder bactericída, os aromas herbais são indicados para banheiros e lavabos
Banheiros
Já no banheiro , o ideal é utilizar aromas herbais, que têm grande poder bactericida e são bem refrescantes. “Os aromas de lavanda também são ótimas opções”, completa Sâmia. Para os lavabos a dica é apostar em misturas, como hortelã-pimenta e notas amadeiradas. “Essa junção é neutra e agrada a quase todas as visitas”, afirma.

Sala
Na sala de estar , a escolha torna-se mais difícil, pois é um lugar de receber pessoas com gostos variados. Nesse caso, evite aromas muito doces, como o da baunilha que pode se tornar enjoativo com o tempo. “Mas se esta for a opção escolhida, misture-a com algum aroma mais refrescante, como o alecrim”, diz a aromaterapeuta. “Notas florais também funcionam bastante.”

Para Cesar Fávero, da Avatim Cheiros da Terra, não existe um cheiro específico para colocar em salas de visitas, mas é possível deixar transparecer algumas intenções por meio dos aromas escolhidos. “Se o encontro for romântico, fragrâncias a base de sândalo (suave, com toques de madeira e fragrância balsâmica) e ylang ylang (floral) podem ajudar a criar esse clima”, diz Fávero. Já para visitas mais genéricas, recomenda-se aromas mais neutros, como fragrâncias a base de lavanda e alecrim.

Na sala, lugar de receber pessoas com gostos variados, evite aromas muito doces, como o da baunilha
Getty Images
Na sala, lugar de receber pessoas com gostos variados, evite aromas muito doces, como o da baunilha
Quartos
Nos quartos , a escolha de aroma é mais fácil. Basta pensar em quem vai dormir ali. Por exemplo, em quartos para homens, os mais indicados são os amadeirados, como a fragrância derivada do couro. Em quartos de adolescentes, aromas com frescor, que lembre juventude, como flor de laranja e lavanda. “O tutti-fruti também faz bastante sucesso entre os jovens, mas é preciso usá-los com cuidado. Por estarmos num clima tropical, eles acabam tornando-se enjoativos”, diz Sâmia.

Já para quartos de bebês ou crianças, Marcia Santis, da Firmenich, recomenda os aromas que trazem sensação de tranquilidade e calma, como capim limão ou alecrim.

Praia, cidade e campo
Segundo Fávero, os aromas também dependem do tipo de residência. “ Casas no campo pedem notas mais amadeiradas e secas, já os lares cosmopolitas aromas, florais, frutais ou ambarados”, diz o executivo.

Em ambientes de praia , muito propícios à proliferação de ácaros e mofos , o ideal é utilizar aromas que tenham cravo, canela ou casca de laranja em sua composição, pois retiram o odor causado por esses fungos.

Serviço:

Avatim Cheiros da Terra

By Samia aromaterapia

Firmenich

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.