Publicidade
Publicidade - Super banner
Casa
enhanced by Google
 

Aprenda como organizar as suas gavetas

Dicas ajudam você a manter a organização nos mínimos detalhes, começando pelas gavetas do armário

Ana Carolina Nogueira |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508153811&_c_=MiGComponente_C

Se algo dentro de um quarto pode dizer o grau de organização de uma pessoa são as gavetas dos armários. Afinal, elas são remexidas todos os dias, às vezes até mais de uma vez, em busca da combinação perfeita de roupas para aquela ocasião.

Para evitar que as roupas fiquem bagunçadas e atrapalhem a escolha, manter as gavetas organizadas é o melhor jeito. Mas, afinal, será que existe um jeito melhor de se fazer isso? Em busca das respostas, o iG Casa consultou Gladys Ruozzi, dona da loja Espaço Home, que promove cursos de organização da casa.

Como separar as peças?

O objetivo da organização é fazer com que a pessoa ache tudo o que precisa com mais facilidade. Algumas dicas podem facilitar esse trabalho, além de deixar o armário com um visual muito mais agradável. O ideal é agrupar as roupas seguindo uma escala de cor, do tom mais claro para o mais escuro.

A roupa mais escura deve ficar o mais distante da luz natural, para evitar que desbote. Já as roupas estampadas devem ser colocadas próximas do tom predominante na estampa. É importante seguir uma sequência, por exemplo, agrupe blusas de alcinha, manga curta e manga longa do mesmo tom. Só depois que estiverem todas no mesmo tom, comece novamente com outro tom.

Faça o mesmo com as calças, saias e conjuntos, seguindo sempre a escala de cor. Seja coerente com seu estilo de vida. Se você é uma pessoa que gosta de fazer ginástica logo cedo, deixe suas roupas em lugares mais visíveis do armário. Se você trabalha de terninho, pendure no mesmo cabide a composição pronta da roupa.

O que vai para a gaveta e o que fica no cabide?

Basicamente, são dobradas e guardadas em gavetas roupas íntimas, de ginástica, de praia, camisetas de manga curta e longa, shorts e pijamas. Em prateleiras, são acomodadas malhas, casacos de lã e linha e peças de moletom. São penduradas as camisas, calças, saias, ternos, blazers, vestidos e roupas de tecidos que amassam com facilidade. Mas tudo vai depender do seu espaço disponível.

Caso no seu armário tenha mais espaço de prateleiras, priorize as peças miúdas para as gavetas e deixe camisetas, shorts e pijamas para prateleiras. Se tiver pouco espaço para pendurar, coloque em cabides tudo o que amassa com mais facilidade e que não pode ficar com dobras marcadas, como as camisas, por exemplo. Algumas calças podem ser dobradas, como jeans e moletom, aliviando o espaço para pendurar.

O que fazer com as peças menos usadas?

Elas podem ser guardadas em lugares de mais difícil acesso nos armários, como o maleiro ou uma prateleira mais alta. Tenha o cuidado de guardar as peças limpas e nunca utilize sacos plásticos para esse fim. O saco plástico não permite que o tecido respire, causando manchas nas roupas bem difíceis de tirar. Para conservar a roupa em perfeito estado, guarde em sacos de TNT (tecido não tecido).

Uma sugestão para guardar roupas de inverno que ocupam muito espaço por serem volumosas é o Space Bag, uma novidade ainda para o brasileiro, mas muito usada nos Estados Unidos. São sacos plásticos que possuem um fechamento hermético e com a ajuda do aspirador de pó retira-se todo o ar de dentro do saco, comprimindo o volume da roupa. Além de ganhar muito espaço dentro do armário, a roupa fica totalmente protegida.

Como se deve guardar roupas íntimas?

As roupas íntimas podem ser separadas por tipo, como lingerie do dia-a-dia e lingerie para ocasiões especiais, e também por cor. A melhor forma para guardar as calcinhas é utilizar a dobra em forma de envelope e colocar uma atrás da outra. Neste formato elas não se desfazem e a gaveta está sempre em ordem, além de ganhar muito mais espaço.

Quando houver o conjunto e o soutien não possuir estruturas, coloque o soutien no meio da calcinha e faça a dobra de envelope, formando um pacotinho e guarde por ordem de cor, um atrás do outro em fileiras. O soutien de bojo com armação não deve ser dobrado, isso estraga as fibras do tecido, deixando-o todo amassado. Guarde-os abertos e em pé, um atrás do outro, encaixados.

Existe um jeito de guardar as roupas de forma que elas durem mais?

É essencial guardar as roupas sempre limpas. Também é importante utilizar cabides de boa estrutura, pois roupas penduradas em cabides não adequados podem deformar as peças. Roupas de linha, tricô ou similares devem ser guardadas dobradas sempre, pois se penduradas esticam e deformam.

Existe um jeito ideal de dobrar cada tipo de peça?

Quanto menos dobra a peça tiver, menos marcada ela ficará, mas tudo depende do tamanho da prateleira ou da gaveta. Na hora de organizar as roupas em prateleiras, forme pilhas por estilo de roupa e por cor. Para criar uma uniformidade na hora de formar as pilhas de roupa, para guardar nas prateleiras ou gavetas, use um gabarito. Com ele conseguimos formar pilhas do mesmo tamanho evitando que despenquem.

Evite encher as prateleiras e gavetas, deixando espaço livre para manusear as roupas e também para que as peças respirem. Utilize como gabarito uma cartolina ou papel cartão, e envolva com papel contact para que não rasgue com facilidade. Um tamanho padrão utilizado em lojas para o gabarito é 22 cm x 29 cm (feminino) e 25 cm x 32 cm (masculino). Mas esse tamanho vai depender do vão que você dispõe em seu armário. O importante é criar o gabarito de acordo com a sua necessidade.

Qual é a melhor maneira de evitar que as roupas amassem?

Entre os cabides, deixe um vão de mais ou menos dois dedos entre um e outro. Tente guardar uma peça em cada cabide. Na hora que tirar um cabide do armário, procure arrumar os cabides que continuaram lá, ajeitando as roupas que estavam do lado. Nas gavetas ou prateleiras, não forme pilhas muito grandes, pois isso dificulta na hora de tirar as que estão muito embaixo e também amassam bastante as últimas peças.

Que produtos e materiais podem ajudar a organizar gavetas?

Divulgação/Tok&Stok
 
Organizador Things para gavetas,
da Tok&Stok, que custa R$ 33,00
O ideal para todas as peças miúdas é ter gavetas com divisórias ou colméias. Quando não existirem divisórias próprias, podemos utilizar casulos de plástico ou acrílico encontrados em lojas especializadas. Com estes itens a organização é garantida, pois as peças não ficam soltas na gaveta. Uma outra sugestão é comprar pequenas cestinhas iguais e formar nichos dentro da gaveta. Isso serve para guardar peças íntimas, cintos e bijuterias.



Leia mais sobre: organização


A Espaço Home  oferece periodicamente cursos de organização da casa. Telefone: (11) 5084-8532

Leia tudo sobre: gavetasgaveteiroorganizaçãoserviços

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG