Nova geração de tintas utiliza matéria-prima reciclada e ajuda a tornar a casa mais sustentável

Solúveis em água, as tintas ecológicas têm a mesma qualidade das regulares
Divulgação
Solúveis em água, as tintas ecológicas têm a mesma qualidade das regulares
Produzidas à base de derivados de petróleo, como aguarrás e tíner, a maioria das tintas comprometem a natureza e o bem-estar das pessoas que trabalham ou têm de conviver com seu cheiro forte. Atentas ao desagravo do consumidor a esses fatores, as indústrias desse setor vêm investindo fortemente em tintas ecológicas.

Solúveis em água e com concentração baixa ou nula de compostos orgânicos voláteis (os chamados VOC’s, que evaporam rapidamente e danificam a camada de ozônio), elas mantêm a qualidade, aplicabilidade e durabilidade das tintas tradicionais. “Essa nova geração de tintas dispensa o uso dos solventes e garante acabamento idêntico”, afirma o engenheiro civil Fábio Sá Moreira.

Para o profissional, apesar de o custo ser em média de 10% a 20% superior que o das tintas tradicionais, a opção pelas ecológicas vale a pena quando se tem em vista os benefícios a longo prazo para a natureza. Isso sem falar que elas são uma alternativa para pessoas que sofrem de irritabilidade e alergias.

Um exemplo é a Metalatex Eco Telha Térmica, indicada para a pintura de telhados. Para Patrícia Fecci, gerente de produtos da Sherwin-Williams , fabricante da tinta, “um dos principais diferenciais é o alto índice de reflexão da luz solar”.

Isso garante que, no verão, as telhas pintadas mantenham a temperatura da residência mais amena e que, no inverno, elas transfiram a energia absorvida para o interior da construção, aquecendo-a. Assim, além de ser um produto não agressivo ao meio ambiente – por ser à base de água –, a Metalatex Eco Telha Térmica é capaz de reduzir o consumo da energia gasta com ventiladores e condicionadores de ar.

Madeira, metais e alvenaria

A Coral também inovou ao retirar da natureza 56 milhões de embalagens PET e utilizá-las na composição de seu Esmalte Sintético Coralit. Ideal para madeiras, metais e alvenaria, pode ser encontrado nas 2.016 cores que fazem parte do leque da marca. Já o Esmalte Premium Base Água da Eucatex pode ser adquirido em 2 mil cores diferentes.

Disponível em mais de 1.200 tons, o Esmalte Seca Rápido da Suvinil é certificado pelo LEED (em português, Liderança em Energia e Design para o Meio-Ambiente), o que garante que sua produção segue rigorosos critérios de emissão de VOC´s, além da excelência na qualidade.

Além de benefíciar à natureza, as tintas ecológicas são ideais para pessoas alérgicas
Divulgação
Além de benefíciar à natureza, as tintas ecológicas são ideais para pessoas alérgicas
Segundo Francisco Verza, diretor de tintas imobiliárias da empresa, os produtos da Suvinil não precisaram ser reformulados para receber o selo, pois já atendiam a todos os requisitos.

A Lukscolor criou seu próprio selo de sustentabilidade, o Lukscolor Green, com preceitos baseados no LEED e no Conselho Europeu das Indústrias de Pintura (CEPE). O certificado distingue tintas com odores suaves, sem solventes orgânicos ou metais pesados e com baixa concentração de VOC´s. Um exemplo é a Luksclean. Recomendada para paredes de alvenaria, conta com uma cartela de mais de 2 mil cores.

Também ideal para ser usada em alvenaria, a Tinta Acrílica Zero, da Tintas Renner , aparece nas versões fosca e semibrilho. De acordo com os executivos da empresa, a mercadoria é a única que não exala odores durante e após a aplicação, por não conter nenhum VOC. Para grades, portas, portões e janelas, o produto indicado pela marca é o Esmalte Base Água Ultra-Rápido.

Outra opção sustentável é o Esmalte Ecológico da Universo Tintas, que confere acabamento brilhante e é encontrado nas cores branco, branco gelo, platina, marfim e preto.

Texturas, gesso e concreto

Em superfícies de gesso, concreto ou texturizadas pode-se usar o Extravinil Acrílico Sem Cheiro, da Tintas Renner, que também serve para alvenaria e resiste às ações do tempo, à alcalinidade e ao mofo.

Também são opções ecologicamente corretas o Polycril, da Universo Tintas , disponível nos modelos fosco, semibrilho e acetinado; o Suvinil Acrílico Premium, que também pode ser usado para repintura sobre tintas PVA ou acrílicas; e o Metalatex Bacterkill Banheiros & Cozinhas Sem Cheiro, da Sherwin-Williams, que por ter ação fungicida, é sugerido para ambientes sujeitos à umidade, como adegas, saunas, lavanderias, garagens, câmaras frias, banheiros e cozinhas.



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.