Aprenda a escolher toalhas macias, absorventes e duráveis

Toalhas com fios 100% algodão garantem maior qualidade e maciez ao corpo
Divulgação
Toalhas com fios 100% algodão garantem maior qualidade e maciez ao corpo
Comprar toalhas requer conhecimento de causa, dada a quantidade de produtos oferecidos pelo mercado, a maioria de boa aparência e cores atraentes. Mas a diferença de preços tem uma razão de ser e, claro, está relacionada à qualidade.

Tipo de fibra

O principal diferencial de qualidade está no uso de fios 100% algodão, material que enxuga bem o corpo e garante maciez. Toalhas que mesclam fios de poliéster não têm a mesma capacidade de absorção, podem perder o viço após algumas lavagens e criar fibrilas, aquele terrível aspecto de penugem de algodão.

A altura e a espessura da felpa também influenciam na qualidade do produto. Quanto mais comprido e fino os fios, mais eles estarão presentes por centímetro, o que torna a toalha mais eficiente.

“Daí a unanimidade em torno do algodão egípcio, considerados os melhores fios do mundo por serem maiores, mais resistentes e de toque inigualável por causa do tipo de solo onde a planta é cultivada e da água que recebe”, afirma João Bernardo Guimarães, diretor da Santa Joana Têxtil.

Além disso, os fios egípcios geram felpas (laçadas de fio) melhor torcidas, o que é essencial para se fazer uma toalha de excelência.

Tamanho e transparência

Ao sentir-se atraído pelo produto, não tenha vergonha. Abra a toalha e a coloque contra a luz. Se houver transparência, procure outra. Antes de dobrá-la, observe visualmente o seu tamanho, que deve ter em média de 60 cm a 70 cm de largura por 130 cm a 135 cm de comprimento.

Peso

Verifique o peso da peça, lembrando que as mais pesadas demoram a secar, enquanto as muito leves ficam devendo na hora de enxugar o corpo. O ideal são os modelos intermediários, que costumam ter em torno de 300 gramas a 500 gramas a unidade.

Teste do toque

Prefira as toalhas de felpa normal, pois são mais eficientes no momento de secar
Divulgação
Prefira as toalhas de felpa normal, pois são mais eficientes no momento de secar
Faça o teste do toque, que deve ser sempre macio. Não espere que depois de algumas lavagens cuidadosas elas adquiram uma qualidade que não demonstram ao primeiro toque. Uma vez rústicas, sempre rústicas.

O excesso de maciez, porém, também preocupa. Pode significar que a peça recebeu demasiado amaciante no processo de fabricação e, por isso, corre o risco de ter perdido o poder de absorção da água.

Fique atento à armadilha sedutora das toalhas de felpa aveludada. .

Sem preconceito com as nacionais

Para Miriam Gotfryd, dona da marca Blue Gardênia, as toalhas nacionais atualmente não perdem para as importadas, pois o algodão utilizado é o mesmo, importado do Egito.

“Nossa indústria aperfeiçoou bastante a construção das toalhas, que se sofisticaram a ponto de alcançar o mesmo toque, torção e absorção das importadas”, diz.

Toalhas ecológicas

Outra opção existente no mercado, mas que não deixa nada a desejar em maciez são as chamadas toalhas ecológicas.

Feitas com fios de algodão pré-lavados e sem pigmentação alguma – o que as deixa com um branco amarelado – esses modelos são mais suaves e leves.

Nas toalhas coloridas, o pigmento usado para o tingimento artificial as torna mais pesadas. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.