Com efeitos cada vez mais modernos e diferenciados, as tintas dão cara nova à decoração de forma simples

As tintas saíram do comum e se alinharam às grandes tendências mundiais da moda
Divulgação
As tintas saíram do comum e se alinharam às grandes tendências mundiais da moda
Há alguns anos, as paredes de casa eram apenas construções destinadas a separar ambientes e só eram lembradas na hora de colocar quadros, murais e painéis. Hoje, elas ganharam importância dentro da decoração e, com a ajuda de adesivos, tintas, papéis de parede e tecidos, aparecem cada vez mais coloridas e diferenciadas.

“O mercado de tintas percebeu essa tendência e passou a investir forte nos efeitos decorativos oferecidos ao público”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas).

Tintas nas paredes

Considerada um dos revestimentos mais baratos, as tintas saíram do lugar comum e se alinharam às grandes tendências mundiais da moda para dar uma cara nova à casa.

“O comprador de hoje não é mais só o profissional da construção civil. Designers de interiores, arquitetos e decoradores buscam no mercado as cores e texturas de acordo com a moda, tecnologia, design e comportamento mundial”, diz Karina Mônaco, coordenadora de marketing da Suvinil.

Fã do papel de parede por anos, Ana Rita Souza e Silva rendeu-se às tintas em seu ambiente da Casa Cor, neste ano, depois de descobrir opções que imitavam perfeitamente certos tipos de revestimentos, como o mármore e o craquelado. “Fiquei encantada”, diz a arquiteta, ressaltando ainda a praticidade de aplicação e o baixo custo do material. “Não gostou? Quer mudar? É só lixar e colocar outra por cima. E como são mais baratas, não se restringem a apenas uma pequena parcela da população.”

A arquiteta Ana Rita Souza e Silva rendeu-se às tintas e utilizou o efeito mármore, da Suvinil em seu ambiente na Casa Cor 2010
Divulgação
A arquiteta Ana Rita Souza e Silva rendeu-se às tintas e utilizou o efeito mármore, da Suvinil em seu ambiente na Casa Cor 2010


A Coral e a Suvinil estão apostando nessa tendência e a cada temporada lançam novos efeitos decorativos. É possível ter nas paredes de casa efeitos como o camurça, o concreto aparente e o fundo magnético (a tinta possui aditivos que permitem a fixação de mantas magnéticas na parede) ou texturas rústicas, como o cascalho.

Crescimento de mercado

A procura pelas tintas cresce a cada ano. Segundo Ferreira, nos seis primeiros meses de 2010, os resultados mostraram um crescimento de 15% nas vendas de tintas em comparação com o mesmo período do ano passado.

“No mercado de tintas imobiliárias, a previsão da Abrafati para 2010 é de um crescimento de 8% em comparação a junho de 2009”, explica o presidente-executivo da entidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.