Personal organizer Daniela Muniz dá dicas para arrumar e manter as recordações por muito tempo

Conjugar o verbo desapegar não é uma tarefa fácil. Principalmente quando se trata de recordações materiais que fazem parte da estrutura e história de cada pessoa. Mas revisar periodicamente as lembranças físicas – fotos , livros, bilhetinhos, cartas, cartões, roupas e objetos que importam pelo valor sentimental e não financeiro – é sempre uma boa estratégia para evitar o acúmulo desnecessário de quinquilharias.

Mais: Como desapegar de itens de valor sentimental
Decore a casa com fotos

Depois da triagem, parta para a organização criteriosa. Veja abaixo as dicas da personal organizer Daniela Muniz para eternizar as lembranças otimizando espaço, valorizando-as e conservando-as da melhor forma para que sejam compartilhadas com filhos, pais e netos no futuro.

Fotos antigas fora do padrão
Separe todas as fotos por eventos, ano e pessoa. Crie um álbum personalizado, encaderne e grave o assunto referente em cada álbum.

Objetos e souvenires
Escolha uma caixa e padronize para cada membro da família. Etiquete e dentro dela coloque: a primeira roupa e sapatinhos do bebê protegidos por uma capa antimofo, souvenires de viagens, casamentos, aniversários e pequenos objetos.

Não esqueça de colocar etiqueta nas caixas usadas para organizar as lembranças
Thinkstock
Não esqueça de colocar etiqueta nas caixas usadas para organizar as lembranças

Cartas, cartões, pétalas de flores
Digitalize ou fotografe os objetos. Imprima e crie um álbum no scrapbook. Encaderne e tenha um livro dessa história de amor. Outra opção é criar um DVD a partir destas imagens com a trilha sonora do casal, incluindo depoimentos contando a história de cada objeto ou as emoções sentidas ao receber determinado presente, carta ou cartão.

Medalhas
Invista em um organizador de medalhas de forma que possa expor por campeonatos, categorias, anos e afins. Depois escolha uma parede para anexar este organizador e decorar o ambiente.

Trabalhos escolares, desenhos e bilhetinhos das crianças
Digitalize todos os trabalhos e relatórios por período escolar. Faça uma seleção dos mais significativos e escolha um template com um tema infantil divertido. Crie uma apresentação em Power Point com os trabalhos escolhidos e salve cada slide em formato de foto. Imprima em papel de boa qualidade, encaderne, coloque uma capa e grave a capa com um tema: por exemplo, “Minha Vida Escolar” (com o nome da criança). O ideal é que não ultrapasse trinta páginas. Sua biblioteca ganhará mais um livro, que pode ser mostrado aos amigos e familiares.

CD´s e DVD´s
Ganhe espaço com pastas próprias para este fim. Crie categorias por pastas (aniversários, filmes, shows, comemorações, MPB, rock, clássico, jogos).

Coleções de carrinhos
Tente alocá-los em nichos especializados para coleções de minicarros, com vidro. Escolha uma parede e o instale.

Moedas, notas e selos
Busque pastas destinadas para este fim e catalogue por país ou ano.

Miniaturas
Confeccione ou adapte um armário para colocar as peças. Outra opção seria fazer quadros decorativos e, em uma parede, expor os objetos.

Leia também:
- Como organizar livros em casa
- Nichos ajudam a organizar a bagunça e ganhar espaço em casa
- Saiba como organizar os móveis na sala

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.