Reciclar materiais, repaginar móveis e personalizar objetos são saídas para dar um novo toque aos ambientes. Veja ideias para fazer, você mesma, a transformação, passo a passo

Deixar a casa com o jeito dos moradores é uma maneira de trazer a sensação de aconchego aos ambientes. Personalizar móveis, objetos decorativos e até mesmo as luminárias da casa são algumas das formas usadas para conseguir tal efeito. Reunimos abaixo matérias que ensinam, passo a passo, todos os truques para renovar a gasa sem gastar muito. Confira os detalhes e bom trabalho!

Reaproveitr o pisca de Natal na decoração do ano inteiro. Veja três formas
Presente na decoração natalina, o pisca geralmente acaba sendo esquecido depois das festas de fim de ano. Um desperdício! O cordão de luzes que tradicionalmente enfeita a árvore de Natal pode trazer brilho a alguns objetos antes deixados de lado. E o mais bacana é poder dizer: "Fui eu que fiz".

Veja como usar o tradicional cordão de luzes natalino para criar charmosas luminárias
Edu Cesar











- Crie um lixinho e uma pazinha de jornal usado
A proposta de reaproveitar jornais antigos pode ir muito além de revestir o cantinho do cachorro. Folhas velhas servem também para montar uma lixeira, um embrulho e uma pazinha de lixo. Fomos atrás da ajuda de Irene Tanabe, origamista e contadora de histórias, para mostrar como fazer tais objetos por meio de criativas dobraduras.

- Faça móveis com caixas de feira recicladas
A ideia de bricolagem em móveis, o popular “faça você mesmo”, é uma alternativa interessante na hora de reduzir custos e conseguir itens personalizados. Com esta ideia, procuramos o arquiteto Fernando Nacarato para construir uma estante, uma mesa e um banco multiuso a partir de caixas de feira usadas. O resultado ficou superbacana e você ainda pode abusar de criatividade na escolha dos acabamentos, indo do verniz à tintas coloridas, texturas e adesivos.

Personalize luminárias e garrafas com filtros de papel usados

A artesã Rosely Ferraiol ensina como fazer o trabalho. Separe os materiais e mãos à obra!
Edu Cesar


Reforme o móvel de casa
Às vezes não imaginamos que uma simples pintura tem o poder de transformar um móvel antigo em uma peça de destaque. A artesã Carol Blandino reformou um móvel com a ajuda de tinta e papéis de parede, trazendo um novo visual para o gaveteiro de madeira. “Quem fizer o processo em casa deve se lembrar de que cores fortes demoram até chegar no tom desejado, por isso, requerem mais demãos. O importante é molhar todo o rolinho na tinta e não deixar marcas durante a pintura”, diz.

Transforme o abajur velho com fitas e botões
Uma boa ideia para quem procurar trazer mais personalidade à decoração da casa é apostar em técnicas artesanais. Trabalhos com tecido, por exemplo, conseguem alcançar o objetivo e mudar o visual dos objetos. Buscamos a ajuda da artesã Lu Rosa para deixar a cúpula de um abajur tradicional mais charmosa com botões e fitas. O resultado foi uma peça romântica e personalizada.

Faça caixas organizadoras de carpete ou feltro para brinquedos e objetos infantis

De maneira fácil e criativa, a artesã Fernanda Nobre ensina a confeccionar três tamanhos diferentes de caixas para organizar a bagunça das crianças. Saiba como
Edu Cesar



Faça arranjos florais para embelezar a casa
Criar belos arranjos é a especialidade do designer floral Marcel van Dijk. Famoso por atender a nobreza europeia, Marcel já montou arranjos e decorações para cerimônias da corte espanhola e neo-zelandesa. O destaque do seu trabalho é a mistura harmoniosa de materiais como galhos e cascas, com flores de grande beleza . Veja aqui alguns truques para reproduzir o trabalho em casa.


Leia também:

As cores que serão tendência em 2014

Cultive pimentas em casa sem mistério

“Não há planejamento nem coordenação entre as gestões em São Paulo"

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.