Embutir é a saída mais comum, no entanto, é possível usar até mesmo o fundo dos móveis e resolver o problema. Saiba como

Fios aparentes são vilões em qualquer projeto decorativo. O problema fica ainda mais evidente no caso dos televisores presos na parede. Uma alternativa para esconder a fiação é embutir os cabos. Mas lembre-se de usar conduítes e garantir a segurança da casa . Outro aspecto essencial é evitar a mistura de diferentes tipos de fios no mesmo conduíte. “Nada de colocar fios elétricos junto aos do telefone, da televisão e internet, porque haverá interferência de sinal. O cabo de fibra ótica também deve estar em uma área separada”, diz Luis Antonio Amaral Carletto, proprietário da Manutenção de Sua Casa.

Leia: Regras de ouro para posicionar corretamente os eletrodomésticos nos ambientes

Veja na galeria de fotos abaixo algumas soluções para esconder os fios do televisor:

A televisão muitas vezes fica presa no teto e o disfarce pode ser feito ao embutir a fiação no gesso ou apostar no rebaixamento do teto (sem precisar de conduítes). A proposta de embutir é interessante, mas há um ponto negativo – a dificuldade de acesso no momento da manutenção. O televisor pode também estar localizado na área externa da casa e, nesta situação, o indicado é aproximar ao máximo o conduíte do aparelho. Existem outras possibilidades para esconder os fios da televisão, sendo os painéis decorativos uma delas. Mas é importante, antes de furar a placa, ter em mente a quantidade de fios e a posição dos equipamentos. “O uso deste recurso é vantajoso porque evita o quebra-quebra e traz flexibilidade à decoração”, diz Daniella de Barros, arquiteta.

Fios aparentes espalhados pela casa: vilões em qualquer projeto decorativo
Thinkstock Photos
Fios aparentes espalhados pela casa: vilões em qualquer projeto decorativo

Os fios conseguem ainda ser escondidos nos próprios móveis do ambiente. Uma saída é fazer um espelho-cego (espécie de fundo falso) com furos no armário. Outra maneira de disfarçar a fiação é recorrer a portas de correr nas peças do mobiliário. “É possível colocar os fios em caixas organizadoras posicionadas dentro dos aparadores. Mas é fundamental que as peças tenham furos para arejar os cabos”, afirma Rosemeire Albuquerque, arquiteta da Praquemarido. Além disso, existem alternativas simples e de baixo custo. Caneletas e tubos aspirais são alguns dos meios eficazes que esconderm os fios e dispensam a necessidade de conduítes.


Serviço:

Daniella de Barros

Manutenção de Sua Casa
Tel.: 46851956 / (11) 98521-4081

Praquemarido
T el.: 4007-1579


Saiba mais:

Manual de tintas: saiba o que usar na pintura de móveis e paredes

Casa cubo: veja como ganhar espaço em casa

Bicicletas levam charme à decoração. Saiba como

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.