Revisar instalações elétrica e hidráulica, além de conferir o funcionamento de portas e janelas, ajuda a evitar problemas futuros. Veja outras dicas

O período de férias é ideal para ficar um tempo longe de preocupações e, muitas pessoas buscam imóveis de temporada com este objetivo. A falta de uma investigação mais apurada das condições do local, no entanto, acaba transformando o sonho em pesadelo. Analisar os ambientes com um olhar técnico, antes de fechar o contrato, é a melhor maneira de evitar problemas futuros. “Pequenos reparos conseguem ser feitos em até três dias. O proprietário gastará entre R$ 1.500 a R$ 1.800 nesta revisão geral. Mas é importante porque traz segurança ao inquilino”, diz Jorge Gondo, arquiteto da Praquemarido. Reunimos abaixo 10 dicas que ajudam a inspecionar o imóvel:

Leia também:  Como valorizar o imóvel antes de vender

Alguns cuidados devem ser tomados, antes de alugar o imóvel, para não transformar as férias em pesadelo
Thinkstock Photos
Alguns cuidados devem ser tomados, antes de alugar o imóvel, para não transformar as férias em pesadelo


1º - Visite o local e confira de perto os detalhes
Buscar informações na internet sobre o imóvel e conseguir referências de amigos são maneiras de aumentar a confiança no negócio. Mas a decisão final deve ser tomada somente após uma visita "in loco" à propriedade.

2º - Revise a instalação elétrica
Um dos pontos fundamentais antes de alugar é conferir o funcionamento do sistema elétrico. Teste lâmpadas, interruptores, chuveiros e as principais tomadas dos ambientes. E não se esqueça de observar o quadro de disjuntores. “Todas as chaves devem estar ligadas e em perfeito estado. O ideal é que haja um disjuntor para cada espaço, pois quanto mais distribuído for o sistema, menor a incidência de curto-circuito”, afirma Luis Antonio Amaral Carletto, proprietário da Manutenção de Sua Casa.

3º - Faça testes no sistema hidráulico

Não que ter problemas com torneiras e pias, certo? O melhor é verificar tudo antes de alugar
Thinkstock Photos
Não que ter problemas com torneiras e pias, certo? O melhor é verificar tudo antes de alugar

Alugar uma propriedade repleta de vazamentos não será um bom negócio. Por isso, lembre-se de observar itens como chuveiro, vaso sanitário e torneira para garantir que não pingam. Testar o registro de água é outro aspecto importante.

4º - Tenha certeza de que nada está entupido
Todos os pontos de canalização devem estar desobstruídos. Uma boa forma de certificar-se é perceber a velocidade do escoamento de água na pia da cozinha e no lavatório do banheiro. Casos de entupimento podem ser resolvidos por meio de uma limpeza em ralos e sifões. “Limpar a caixa de gordura da pia, se existir, é mais um trunfo na hora de prevenir entupimentos”, diz Mauro Florio, diretor de marketing da C&C.

5º - Verifique a presença de infiltrações
Uma casa que apresenta goteiras e umidade nas paredes e no teto precisa de reparos. O problema de infiltrações exige, na maioria das vezes, a troca de telhas quebradas e a limpeza completa de calhas e lajes (além de uma possível impermeabilização).

6º - Veja se portas e janelas estão alinhadas
A revisão antes de alugar inclui verificar o alinhamento de janelas e portas (em armários e áreas de acesso). “Muitas situações exigem realinhar as estruturas, o que significa fazer pequenos ajustes ou até substituir puxadores e corrediças”, diz Rodrigo Monteiro, arquiteto do serviços avulsos da Porto Seguro.

7º - Confira trincos e fechaduras
É fundamental ter acessos internos e externos funcionando normalmente. Abra e feche portas, janelas e armários. Confira também se as dobraduras estão lubrificadas (sem rangidos) e se existe oxidação. Verifique ainda a abertura de gavetas e tenha certeza de que não estão emperrando ou com mofo.

Verifique o estado das fechaduras. É essencial abrir e fechar corretamente, por isso, faça o teste
Thinkstock Photos
Verifique o estado das fechaduras. É essencial abrir e fechar corretamente, por isso, faça o teste

8º - Certifique a limpeza no local
Alguns espaços exigem faxina periódica e, caso o trabalho não esteja em dia, haverá problemas. A caixa d’água é um destes casos e a limpeza deve acontecer a cada três meses. O recomendado é fazer uma revisão geral e garantir que animais como morcegos fiquem longe do imóvel.

9º - Tenha cuidado com peças soltas ou quebradas
Pisos soltos podem causar acidentes durante a estadia. Desse modo, tenha certeza de que tudo está bem fixado. Lembre-se também de analisar a existência de vidros quebrados ou peças soltas nas esquadrias.

10º - Inspecione aparelhos eletrônicos
Tudo o que está disponível em uma casa de aluguel precisa estar funcionando. Itens como aquecedores de água, por exemplo, devem ser testados com prioridade e estarem livres de problemas. Fique de olho.


Saiba mais:

18 regras para reduzir o acúmulo de sujeira dentro de casa

Sozinhas, elas decoraram como na revista

Como manter o criado-mudo organizado


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.