Produto desenvolvido na Alemanha já é usado por empresas do País, mas ainda não tem data marcada para chegar aos supermercados

O mercado brasileiro acaba de receber um produto conhecido no exterior como “vidro líquido”. A nova tecnologia à base de água é capaz de impermeabilizar superfícies diversas (tecidos, fachadas e pisos). O “Ecoglas” pode ser aplicado em ambientes externos e internos e deve chegar às gôndolas dos supermercados em até um ano. “A tecnologia já está sendo usada no País por diferentes empresas e, de todas as superfícies testadas, apenas as que ficaram em contato direto com o ambiente marinho estão excluídas da proteção”, diz Paulo Loria, diretor da DPM Tecnologia, empresa que trouxe o produto.

Leia também:  Tampa que serve em potes de tamanhos variados é destaque no mercado

Conheça o produto e veja algumas de suas possíveis aplicações:

Com dióxido de sílica (SiO2) na fórmula, o Ecoglas desenvolvido na Alemanha é 500 vezes mais fino do que um fio de cabelo. Seu processo de impermeabilização acontece quando uma camada de 100 nanômetros reveste os materiais, criando uma trama que impede a passagem de moléculas grandes. Além do composto químico SiO2, também existe uma substância secreta na composição do produto que dificulta a aproximação de bactérias.

A aplicação do Ecoglas é fácil e pode ser realizada por meio de spray ou pano úmido. “A tecnologia consegue proteger as superfícies e ainda deixa o material ‘respirar’, já que estamos falando de nanopartículas”, afirma Elvira Schuartz, designer. O produto, que já é usado no exterior para proteger muros de pichações e latarias de carros de riscos, dura até três anos depois de aplicado e ainda não tem custo definido no Brasil.


Saiba mais:

Xícaras e canecas para fazer cupcakes

Deixe o imóvel alugado com a sua cara

Conheça a casa mais estreita do mundo


Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.