O projeto da Washit permite que a água usada no banho seja reutilizada para fazer a lavagem das roupas

A água usada para tomar banho já tem um destino certo no projeto desenvolvido por quatro estudantes turcos: lavar roupa. Com um projeto inovador, Ahmet Burak Aktas, Adem Onalan, Salih Berk Ilhan e Burak Soylemez desenvolveram a máquina Washit que “recicla” a água por meio de filtros embutidos em uma cabine de banho.

Leia também:  Tampa que serve em potes de tamanhos variados é destaque no mercado

Ciclo da lavagem é equivalente ao tempo de um banho de 15 minutos
Reprodução
Ciclo da lavagem é equivalente ao tempo de um banho de 15 minutos

No sistema da invenção, premiada pelo iF Concept Design Award 2012, o encanamento responsável pela limpeza transporta a água para um tanque de armazenamento. Neste local, o líquido passa por uma filtragem de carbono e de dejetos orgânicos e químicos, o que garante a sua pureza na hora de lavar a roupa.

O protótipo feito como trabalho universitário de desenho industrial conta ainda com duas bombas de água e três filtros (que podem ser substituídos), sendo possível limpar a roupa em torno de 15 minutos. O esperado, segundo Ahmet Burak Aktas, é que a água reutilizada possa diminuir o desperdício dos 150 litros de água utilizados para um banho e os 38 litros usados em um típico ciclo de lavagem.

Veja também:

40 ideias para deixar a casa linda com objetos e materiais reciclados

Prédios curiosos ao redor do mundo

Quanto custa uma reforma

Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.