Prepare todos os detalhes para a reunião em família com antecedência e aproveite a festa

Arrumar a casa para celebrar o Dia dos Pais em família não exige grandes cuidados, mas algum planejamento é necessário para garantir um clima descontraído e prático, que permita que todos – inclusive o anfitrião – aproveitem a festa. Aposte em uma decoração simples, prática e irreverente, com toalhas, jogos-americanos ou guardanapos coloridos e pequenos arranjos de flores em vasinhos, garrafas ou mesmo taças transparentes. Laços de fita dão um charme extra e podem transformar o enfeite em lembrancinha no fim da festa.

Veja também:  Saiba como improvisar na decoração

Com ar descontraído, a reunião do Dia dos Pais pede praticidade na hora de organizar a festa
Thinkstock/Getty Images
Com ar descontraído, a reunião do Dia dos Pais pede praticidade na hora de organizar a festa

Para facilitar o trânsito dos convidados pela casa, distribua os assentos (bancos, pufes e cadeiras) pelas laterais da sala e posicione bancadas ou aparadores para concentrar louça, talheres e copos. Reserve também um espaço especial para as bebidas (de preferência próximo à cozinha), para facilitar a reposição de gelo e a limpeza de possíveis acidentes com líquidos. Segundo Marcelo Bacchin, diretor de eventos, o anfitrião deve considerar que cada convidado ocupa cerca de um metro quadrado, então, se for preciso, retire algumas peças do mobiliário, como mesas de centro e poltronas, para ganhar mais espaço.

Como a festa é familiar, provavelmente o acesso aos ambientes da área íntima estará liberado. Então, não se esqueça de também arrumá-los previamente. No lavabo e banheiro, garanta que as toalhas estejam sempre limpas, assim como o lixo, e que não faltará papel higiênico. Um pote com " pot-pourri" de folhas , flores e rodelas de frutas secas aromatizadas dá um toque especial. Também vale recorrer a varetas aromatizadas.

Se a casa tiver área externa, espalhe cadeiras e mesas de apoio por lá também, assim como cestos de lixo estrategicamente posicionados para ajudar na limpeza. Se for decorar, siga o mesmo estilo usado no interior da residência.

Mesa posta

Para acompanhar o estilo descontraído da festa , uma alternativa prática é recorrer ao serviço americano – no qual os convidados se servem livremente em um bufê e não há necessidade de garantir um lugar à mesa para todos. Reserve uma mesa com cadeiras para os mais velhos e garanta guardanapos grandes e apoios (almofadas, bandejas de cama) para os demais. Use um dos aparadores ou o centro da mesa principal para servir os alimentos.

Colocar os alimentos em uma mesa separada facilita o momento dos convidados se servirem
Tricia Vieira/Fotoarena
Colocar os alimentos em uma mesa separada facilita o momento dos convidados se servirem

Não há o menor problema em utilizar materiais descartáveis – até por que você não quer terminar o dia lavando louça, certo? –, mas dê preferência aos copos e pratos de sobremesa. Talheres de aço-inox e pratos de louça facilitam na hora de comer sem apoio.

“Ao forrar a mesa, dá para usar jogo americano ou ainda toalhas comuns. Lembre-se apenas de deixar um ou dois modelos de reserva para trocá-los caso sujem”, diz Andréa Parreira, arquiteta, acostumada a organizar recepções em sua casa.

Saiba mais:  Decore a casa com móveis de papel

Durante a escolha do cardápio, o importante é não errar na quantidade da comida e nada melhor do que investir em pratos que possam ser comidos com a mão ou que não necessitem de corte. “De qualquer forma, o pacote tradicional entrada, saladas, duas opções de carne (vermelha e branca), massa e sobremesa sempre funciona”, afirma a arquiteta. Para aplacar a ansiedade e a fome da turma, invista em aperitivos leves. Se for de salgadinhos, calcule aproximadamente oito unidades por pessoa.

A quantidade de bebida é outro ponto importante ao receber . Se a festa durar quatro horas, Andrea Maia, do Tropikos Expresso Gourmet, indica 2,5 a 3 garrafas de cerveja por pessoa, se estiver no verão. Em dias mais frios, reserve 1,5 a 2 garrafas da bebida por pessoa. No caso de espumantes, uma garrafa geralmente serve dois convidados. “Se for um prosecco bom, é melhor calcular uma garrafa para cada um, pois serve apenas cinco tacinhas”, diz. Já refrigerantes pense em 500 ml por pessoa, sendo o ideal garrafinhas de vidro, ao invés de latas ou garrafas pet, para manter o líquido gelado por mais tempo.

Leia mais:

A casa de cada signo

Móveis iluminados criam pontos focais na decoração

Isole o barulho da rua dentro de casa


Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.