Dê um basta na bagunça e desfrute melhor do seu espaço em casa

Com cada vez menos espaço dentro de casa, organização passou a ser mais que uma questão de gosto: é essencial e define quanto espaço poderá ser usado para relaxar, receber ou trabalhar.

Somando-se a isso a substituição de empregadas mensalistas por diaristas e a falta de tempo que acomete todos os moradores de grandes cidades, um dos trabalhos mais requisitados hoje em dia é o das personal organizers, que colocam os ambientes em ordem e permitem descobrir que você tem objetos que nem sabia.

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Mas se o problema é conviver diariamente com a bagunça – sua, dos seus filhos ou do marido –, saiba que é possível planejar uma organização e fazê-la durar; basta racionalizar cada cantinho e garantir a estrutura para que tudo esteja sempre no lugar. Aproveite as dicas que reunimos aqui para colocar a casa na ordem do dia e mantê-la assim.

Living e sala de jantar

.Para garantir a ordem na sala é importante que os controles remotos tenham um lugar próprio. Uma possibilidade é este porta-trecos confeccionado no mesmo tecido da chaise
Divulgação
.Para garantir a ordem na sala é importante que os controles remotos tenham um lugar próprio. Uma possibilidade é este porta-trecos confeccionado no mesmo tecido da chaise

1- Invista em uma caixa (pode ser comprada especialmente para isso ou ser adaptada de algum presente) para organizar os controles da TV e não deixá-los perdidos pela sala. Há também modelos tipo saco que podem ser acoplados nos braços do sofá.

2- Tenha sempre ganchos perto da porta, seja para o seu casaco ou para a bolsa de uma visita. Porta-chaves também são ótimas pedidas para famílias grandes: assim ninguém fica procurando a chave na hora de sair de casa.

3- Se você tem muitos livros, prefira colocá-los nas estantes mais altas – isso tira a sensação de volumes e cores diferentes da altura dos olhos e dá leveza ao ambiente . Além disso, convém reunir as coleções e agrupar os tomos conforme o tamanho.

4- Prefira sempre aparelhos eletrônicos sem fios, mas quando não tiver escolha, esconda-os com uma fita espiral específica para organizá-los.

5- Evite colocar coisas sobre a mesa de jantar, senão você acabará desistindo de usá-la por conta do trabalho de tirar as coisas dali.

Os tapetes usados na decoração devem ser fáceis de limpar como os modelos sintéticos
Amana Salles / Fotoarena
Os tapetes usados na decoração devem ser fáceis de limpar como os modelos sintéticos

6- A função do tapete sob a mesa de jantar é de evitar que o chão se arranhe com os móveis. Escolha modelos fáceis de limpar (como os sintéticos) e que sejam até 30 cm (de cada lado) maiores que a mesa.

Cozinha e área de serviço

7- Não é difícil encontrar nas lojas de utilidades um organizador que tenha mais ou menos (ou exatamente) o tamanho das suas gavetas. Isso significa o fim da bagunça de talheres e apetrechos.

8- Dentro do armário, procure agrupar peças pelo tamanho (como vasilhas plásticas e suas tampas) e pela utilidade (como panelas de diferentes usos e frigideiras). Se decidir forrar as prateleiras internas, escolha sempre papel, pois ele poderá absorver qualquer umidade.

9- Louças especiais, coleções e panelas muito grandes podem ser guardadas em caixas na parte mais alta dos armários, afinal, você só vai usar quando houver um evento na sua casa.

10- Ao invés de ter vários pacotes de bolacha abertos, escolha vidros bonitos (e com sistema de fechamento a vácuo); assim elas poderão, inclusive, ficar à mostra. O mesmo vale para os grãos, que vão ficar superbonitos dessa forma.

11- A ordem na geladeira é sempre a mesma: na gaveta inferior, deixe legumes e verduras. Logo acima dela, frutas (apenas se estiverem maduras e sempre em plásticos limpos). Nas prateleiras superiores, carnes (temperadas ou descongelando), doces e alimentos já cozidos – tudo em potes com tampa. Na mais alta, frios, iogurte, requeijão, massas frescas e ovos. Já na porta coloca-se água, suco, refrigerante, leite, conservas, maionese e condimentos.

12- Fruteiras e móveis multiuso da área de serviço ficam muito bem com rodízios, pois podem acompanhar o movimento de quem os estiver usando.

13- Depois que abrir o saco de sabão em pó, não o deixe sujeito a desperdícios e umidade. Coloque dentro de uma vasilha com tampa antes de guardar no armário.

14- Lugar de guardar pregadores não é no varal, mas pode ser numa cestinha, dentro do armário. O mesmo lugar deve guardar baldes e panos de chão.

Quarto

Ter uma estante com gavetas pode ajudar na hora de fazer a arrumação
Getty Images
Ter uma estante com gavetas pode ajudar na hora de fazer a arrumação

15- Um criado-mudo com estantes ou gavetas evita que a bagunça vá se amontoando junto da cama. Luminárias pendentes laterais ou fixas à parede ajudam a liberar espaço no criado e ainda dão um charme especial à decoração.

16- Nada de fazer da poltrona uma espécie de cabide para as roupas. Assuma a rotina de definir rapidamente que roupa vai para o cesto, para o armário ou para a tábua de passar e mantenha um par de ganchos apenas para trocar a “roupa de casa” pelo pijama.

17- Brincos, colares, chapéus e lenços tendem a virar bagunça rapidinho, então você pode escolher: mantenha-os em outro cômodo (um closet ou um hall com espelho) ou organize-os dentro do armário. Faltou espaço? Pequenos ganchos (como os usados para pano de prato na cozinha) podem ser fixos nas portas do armário e dar suporte para mais de uma peça. Se você não dispuser de uma penteadeira, pode adquirir uma caixa específica para guardar anéis.

18- Roupa íntima fica muito bem em gavetas com divisórias organizadoras . Existem específicas para meias, calcinhas ou cuecas e sutiãs.

19- Sapatos podem ser limpos e guardados em saquinhos de TNT com visores transparentes. Já para organizar, você pode separar apenas por cor ou por estilo (peep toe, sapatilha, scarpin) e cor.

20- Você raramente usará blusas impermeáveis de inverno durante boa parte do ano no Brasil, então seu guarda-roupa pode ter, na parte mais alta, um espaço reservado para as peças que não são desta estação.

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21- Os cabides podem ser organizados por tipo de roupa (vestidos, camisas, calças) e por cores. Além disso, o mesmo tipo de ideia pode guiar as gavetas – uma para blusas com alça, uma para camisetas e outra para blusas de meia-estação.

22- Roupa de cama também deve ser separada por estação e depois, por conjuntos – afinal, todo mundo gosta de ver o ninho coordenado e convidativo. Nunca guarde papéis debaixo da cama, sobre o estrado – eles não deixam o colchão respirar.

23- Quem tem criança pequena sabe o que é recolher brinquedos pela casa toda . Que tal se a estante do quarto tiver nichos móveis, com alças? Assim você pode encher o nicho com vários brinquedos e depois trazer para o quarto, o que é mais prático do que transportar os brinquedos na mão.

Banheiro

Enrolar as toalhas de rosto é um ótimo truque para ganhar espaço no armário do banheiro
Fernando Genaro / Fotoarena
Enrolar as toalhas de rosto é um ótimo truque para ganhar espaço no armário do banheiro

24- Se você não tem, saiba que é muito útil ter um armário no banheiro. Quando você vê tudo organizado e bonito – cera de depilação, esmaltes, sabonetes e shampoos fechados, perfumes que você não usa e até papel higiênico... tudo protegido pelas portas ou gavetas e apenas o essencial à vista – entende que o investimento vale a pena. Escolha um modelo que tenha rodízios, assim ele poderá sair do ambiente quando ele for lavado.

25- No pequeno armário atrás do espelho, reúna os cosméticos para o rosto. Em prateleiras laterais ou em baixo da pia reúna o que é para todo o corpo. Peças diminutas (pinça, tesourinha etc) merecem uma caixinha transparente e fechada.

26- Enrolar as toalhas de rosto (como se faz em hotéis) é um ótimo truque para ganhar espaço no armário.

27- Maquiagem fica melhor longe da umidade do banho e merece um espaço fixo, com o básico sempre à vista e protegido da poeira e do sol. Que tal encontrar um lugar para isso junto de um bom espelho e com os acessórios (brincos, colares etc) por perto?

28- Para os remédios, uma boa solução é ter uma caixa com divisórias ou um gaveteiro de mesa que pode ficar no closet ou até dentro do armário. O importante é estar protegido do calor e da umidade. Se você anotar as datas de validade, pode guardar os comprimidos fora das caixas, o que economiza um espaço e tanto. As bulas já estão disponíveis pela internet.

Home Office

29- Se você tem um espaço em casa para trabalhar, certamente é porque precisa disso. Já que vai trabalhar, coloque o seu conforto em primeiro lugar: certifique-se de que o monitor está na altura adequada para sua coluna e, se usar notebook, tenha um teclado externo. Há diversos modelos de suporte à venda e alguns criam sob o computador um nicho perfeito para você colocar a agenda, o celular e algo mais. Tudo à mão e organizado.

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Equipamentos usados para trabalho devem ficar próximos no escritório domiciliar
Getty Images
Equipamentos usados para trabalho devem ficar próximos no escritório domiciliar

30- O truque de organizar os fios usado para TV e aparelho de som no living vale ainda mais aqui, onde o número de equipamentos pode ser bem maior. Junte-os com fita espiral específica e instale canaletas quando necessário.

31- Se você junta muitos documentos, tenha à mão gaveteiros e caixas-pasta suspensa. Eles permitem que você não se perca e ainda deixam o visual limpo .

32- Para quem tem muitos equipamentos eletrônicos – e consequentemente, uma infinidade de acessórios que não usa sempre –, vale a pena investir em caixas organizadoras. Se elas forem transparentes ou translúcidas você saberá o que tem dentro sem muita dificuldade.

33- Procure uma mesa que tenha estantes e gavetas na base – ali sempre se pode deixar coisas que não se usa tanto, sem que elas chamem atenção visualmente.

34-  Tenha sempre sobre a mesa porta-lápis ou um kit porta-tudo, com espaço para a borracha, o bloco de anotações, os clips e tudo o mais.

35- Se você trabalha diariamente no seu home office, mantenha ali uma pequena lixeira com tampa. Ela precisa ser fácil de acessar, portanto não vale esconder debaixo da mesa. Como a lixeira é pequena e tem tampa, pode ter design diferenciado e ser um acessório sobre a mesa, sem problemas.

36- Para garantir a ventilação neste tipo de ambiente, instale um ar-condicionado ou ventilador de teto. Qualquer outro tipo de solução vai bagunçar os seus papéis e tomar espaço.

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