No verão usamos roupas de cores vibrantes e alegres. Porém, se não forem lavadas de forma adequada, podem manchar ou desbotar. Veja a seguir dicas para segurar a cor dos tecidos

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508150031&_c_=MiGComponente_C

Verão 2009
Quem já não teve uma roupa de cor bem forte que na primeira lavada desbotou? Isso é algo até corriqueiro e acontece porque é preciso conhecer pequenos e poderosos truques para evitar o estrago.

A consultora da rede de lavanderias 5àSec, Rejane Nascimento, explica porque isso acontece e revela os segredos dos profissionais: As roupas coloridas exigem atenção redobrada na lavagem porque muitas vezes o processo de fixação da cor foi feito de maneira incorreta, causando a migração do corante. Ou seja, a cor sangra e vai para outra parte do tecido, comenta.

Faça um teste antes

Segundo a consultora, antes da lavagem é preciso então fazer um teste para saber se o corante foi bem fixado. Sem esse cuidado, podem desbotar, manchar e perder o brilho, afirma. Nesse teste, deve-se esfregar um chumaço de algodão umedecido em água em um lugar escondido da roupa. É uma forma de saber se o tecido desprende ou não a cor, ensina.

Rejane conta que algumas roupas feitas na Índia e China têm o colorido frágil e pedem um cuidado maior para não perder rapidamente o aspecto de novo. Dependendo de como é feita a primeira lavagem, a peça já fica com aspecto desgastado, diz a consultora.

Atenção ao sabão

Às vezes deixamos de lado essa atenção e acabamos cometendo erros comuns, como utilizar detergente alcalino ou ácido. Elas devem ser lavadas com sabão neutro ¿ como o de coco - sobretudo as de fibra natural, como algodão e seda. Já as sintéticas não exigem tanta atenção porque normalmente não descolorem, pois a cor é bem fixada, afirma.

De acordo com Rejane, o sabão encontrado em supermercados é alcalino, por isto, se não for usado o de coco ou outro neutro, as roupas, coloridas ou não, necessitam ser enxaguadas algumas vezes. E, para ajudar a segurar a cor, deve-se aplicar sal na água. Já no último enxágue, vale colocar gotinhas de vinagre, para remover qualquer resíduo de sabão.

É importante lembrar ainda que roupas coloridas devem sempre ser lavadas separadamente porque, caso contrário, se desprenderem a cor, podem manchar todas as outras roupas que foram lavadas juntas.

Opte por alvejantes sem cloro

Além do sabão neutro, outro produto indicado para roupas coloridas é o alvejante sem cloro, produzido por diversas marcas e facilmente encontrado nos supermercados. Ele funciona como um alvejante comum, mas é indicado para roupas coloridas com muita sujeira e para a remoção de manchas difíceis, como de comida e gordura.

Quanto à secagem, as de fibras naturais devem ficar à sombra. As roupas sintéticas são mais resistentes, mas se ficarem expostas por muito tempo ao sol também podem adquirir outra tonalidade. Além disso, a peça fica ressecada, multiplicando o esforço na hora de passá-la, conclui.


Leia mais sobre: lavagem


Onde encontrar
5àSec: SAC 0800-105005;
www.5asec.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.