Que tipo de serviços de banho e tosa os animais de estimação precisam?

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508109599&_c_=MiGComponente_C

Os animais de estimação precisam destes serviços regularmente para seu conforto e boa saúde. Mesmo se você recorrer a um profissional para o banho e a tosa, é preciso fazer retoques em casa com regularidade. 

Comece aos poucos caso seu animal não esteja acostumado com o processo. Passe os dedos, lentamente, através dos pêlos para desembaraçar os nós - se a pelagem estiver embolada, algumas gotas de óleo mineral poderão ajudar - ou remova os tufos com uma tesoura. Aproveite para tirar pulgas e carrapatos, e se você se sentir confortável, corte as unhas do animal. É mais seguro pedir ao veterinário para demonstrar como fazê-lo primeiro. 

Uma tosa bem feita evita que gatos e cães de pelos longos acumulem nós e pêlos embolados, que podem acabar ferindo a pele do animal. Escolha os acessórios apropriados para facilitar a tarefa, e vá com calma. Sempre penteie na direção contrária ao crescimento dos pelos, um pouco de cada vez, começando pelo couro cabeludo e movendo em direção às pontas.

Um acessório correto para cada cão ou gato
1. Rasqueadeira: uma escova para qualquer hora usada para cães e gatos de pêlos médios a longos.

2. Escova de borracha oval: parecida com a escova usada para cavalos, é ideal para raças de pelos curtos, como o doberman e o beagle.

3. Desembolador: esse acessório foi criado para desembaraçar o pêlo e desfazer os nós suavemente.

4. Alicate de unhas: não se atreva a cortar as unhas de seu animal se você não se sente confiante que conseguirá evitar um acidente, pois se você cortar mais que o necessário pode causar sangramento e o animal desenvolverá um medo permanente de cortas as unhas. A idéia é cortar de forma bem asseada, em um tamanho entre a raiz e a ponta das unhas. 

5. Pente rastelo: esse acessório é usado para alcançar a pelagem interior de cães de pêlos muito grossos, como o Akita, mas pode ser usado em qualquer raça. Alguns profissionais também usam o pente rastelo em gatos de pêlos longos.

6. Pente com cabo de mandeira: é adequado para pentear qualquer tipo de gato ou cão. Deve ser usado suavemente para desembaraçar os nós, mas é resistente mesmo para pelagens mais espessas.

7. Pente básico: esse tipo de pente tem dentes largos para pentear cães e gatos em geral.

8. Lâmina para remoção de pêlos mortos: cuidado com esse acessório usado para remover pêlos mortos ou soltos. Alguns profissionais desaconselham seu uso. Se usado de maneira incorreta, os dentes finos e afiados da lâmina pode cortar pêlos saudáveis e até mesmo a pele do animal.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.