Canos entupidos são um problema, mas existem algumas tentativas para desobstrui-los antes de chamar os especialistas

Se o encanamento está semientupido, é possível tentar uma receita caseira
Thinkstock/Getty Images
Se o encanamento está semientupido, é possível tentar uma receita caseira

Às vezes acontece quando um objeto cai na privada ou no sifão. Às vezes, o péssimo hábito de lançar alimentos ou outros detritos pia abaixo e que entope todo o sistema. Seja qual for o caso, ter o encanamento obstruído é um contratempo e tanto. Mas existem algumas alternativas para eliminar o problema.

Se o encanamento está semientupido (a água desce, mas lentamente), é possível tentar uma receita caseira. Coloque meia xícara de soda cáustica na privada ou no ralo e, em seguida, meia xícara de vinagre.

Tome cuidado, pois os dois ingredientes vão reagir, produzindo espuma e respingos e, por isso, no caso dos vasos sanitários, é bom deixar a tampa aberta e se afastar. Deixe esse preparado agir por uma ou duas horas e depois deixe a água correr. Se houver apenas um acúmulo de dejetos, é bem provável que eles sejam dissolvidos pela mistura.

Na cozinha

No caso dos encanamentos de cozinha, onde é muito comum acontecer o entupimento por causa de gordura, há ainda outra receita: coloque meia xícara de sal e meia xícara de soda cáustica seguidos por uma chaleira de água quente pelo ralo. Deixe passar a noite assim e, no dia seguinte, tudo deverá estar limpo.

O encanador Isael Vieira, de São Paulo, lembra que muitas pessoas preferem usar produtos prontos para desentupir vasos e pias, o que é mais rápido e fácil. No entanto, os materiais do encanamento podem ser corroídos por esses produtos, então é bom ter cuidado e usar muito pouco deles, diz ele.

Leia também:
Encanamento no teto do vizinho
Cuidado com o cano

Quando o caso complica

Existem entupimentos um pouco mais problemáticos que esses. Quando nada mais parece funcionar, o último ataque é este: o bom e velho desentupidor. Ele serve tanto para vasos sanitários quanto para pias comuns de banheiro, cozinha ou lavanderia.

O certo é colocar o desentupidor na saída e encher o local com água suficiente para cobrir a parte de borracha do utensílio. Então basta fazer movimentos bem rápidos para cima e para baixo. Quando sentir a água subindo e descendo pelo ralo é sinal de que o movimento está correto. É essa pressão de água para frente e para trás que cria a força para deslocar o que estiver bloqueando o cano.

É bom repetir o processo pelo menos cinco ou dez vezes e com bastante força, para ter certeza do sucesso. Quando o desentupidor for retirado, provavelmente a água irá escorrer pelo ralo. Se não funcionar, repita a operação mais uma, duas ou três vezes. E se ainda assim não der resultado, é sinal de que será preciso uma ajuda externa.

Sem solução

Existem mesmo alguns entupimentos que não podem ser resolvidos com um utensílio doméstico comum. Quando o encanamento principal está fora da casa ou quando um encanamento no solo foi bloqueado por raízes de árvore que se infiltraram nas junções de canos, é hora de apelar para empresas especializadas.

A solução que eles provavelmente usarão nesses casos é uma mangueira elétrica, aparelho que é inserido no cano e corta detritos e raízes enquanto se move. É possível alugar esse material em algumas lojas de materiais de construção, mas este é um trabalho penoso e mais indicado para profissionais do ramo.

Prevenir tudo isso, porém, ainda é a melhor pedida. Encanadores concordam que jogar um pouco de água fervente uma vez por semana no encanamento de pias e vasos funciona muito bem para mantê-los sempre livre dos entupimentos mais simples.

>>> Curta a página do Delas no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.