Casa Boa Mesa premia os melhores ambientes para receber bem

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508132657&_c_=MiGComponente_C


Acordo Ortográfico


O Casa Boa Mesa, evento que une gastronomia e decoração com o conceito o prazer de receber bem, promove nesta terça-feira, dia 16 de setembro, no Jockey Club de São Paulo, a entrega do Prêmio Casa Boa Mesa, que elegeu os profissionais e os ambientes que mais se destacaram na mostra. Ao todo, foram avaliados 52 espaços criados por 72 renomados profissionais, dentre arquitetos, designers de interiores e paisagistas.

No júri do Prêmio Casa Boa Mesa estão os chefs de cozinha Toninho Mariutti e Morena Leite, o fotógrafo Tuca Reinés, o diretor de criação Paschoal Fabra Neto, o florista Vic Meirelles e os jornalistas César Giobbi, Marcelo Lima, Andrea Ciaffone, Antônio Carlos Gouvêa Jr., Cláudia Boechat e Ricardo Castilho. 

O Casa Boa Mesa, evento do Grupo Casa Cor, está aberto ao público até o dia 30 de setembro, no Jockey Club de São Paulo. Com programação para toda a família, a mostra também oferece atividades gratuitas, cursos, workshops e degustações. 

Conheça os vencedores do Prêmio Casa Boa Mesa 2008:

Melhor Ambiente para Receber (empate)

- Sala de Jantar, de Brunete Fraccaroli

Romantismo, conforto e elegância. Essas três palavras traduzem o ambiente criado pela arquiteta e designer de interiores Brunete Fraccaroli. Para a área de 39m², ela idealizou uma sala de jantar clássica,  na qual objetos desenhados pela profissional, entre castiçais, o lustre de murano e a mesa de jantar conferem um ar sofisticado ao espaço. Vidros, espelhos, cadeiras e tapetes no estilo antigo realçam a beleza do ambiente e completam a atmosfera poética idealizada por Brunete.

- Cozinha da Família, de Betina Barcelos, Karina Salgado e Andrea Bugarib

Com 61m², o ambiente desenvolvido pelas arquitetas Betina Barcelos, Karina Salgado e Andrea Bugarib resgata as antigas tradições familiares. A Cozinha da Família é um espaço ideal para as pessoas se reúnam em volta da mesa inglesa da década de 1940 com parentes e amigos, onde todos em conjunto participaram do prazeroso hábito de preparar uma refeição. Funcional e acolhedor, tanto as pessoas que estão cozinhando como as que estão ao redor terão uma ampla área de trabalho e circulação.  Decorado com azulejos antigos usados nas vigas, obras de arte, móvel de farmácia da década de 30 e uma horta vertical o ambiente ganha requinte e praticidade. 

Ambiente Mais Original 

- Espaço Kids, de Lilian Melo, Flávia Wahba, Patsy Rieper

Com uma proposta lúdica e educativa, o Espaço Kids reúne decoração e gastronomia. Em uma área 46m², as arquitetas e designers de interiores Lilian Melo, Flávia Wahba e Patsy Rieper se inspiraram em seus próprios filhos e reproduziram no ambiente o Mercado Municipal da Cantareira, marco da arquitetura paulistana e onde geralmente inicia o dia de um chef. Em meio às prateleiras e aos produtos, os visitantes mirins encontram uma cozinha experimental, onde aprendem de maneira divertida como ter hábitos alimentares saudáveis. Acompanhadas de um chef de cozinha, a garotada tem a oportunidade de preparar algumas receitas, com auxílio de utensílios adaptados para o manuseio da meninada.

Ambiente Mais Ousado 

- Restaurante, de Alessandro Jordão e Kiko Sobrinho

Os designers Alessandro Jordão e Kiko Sobrino são os responsáveis pelo projeto do Restaurante, que leva a assinatura do Badebec. Em um espaço de 150m², a decoração segue o tema Céu e Inferno e para compor o cenário, eles utilizam objetos de criação própria: as cadeiras Anjo e Diablo Negro, lançadas no Salão Internacional do Móvel de Milão. O novo conceito de restaurante balada está empregado por meio de muitas luzes, cores e objetos alusivos.

Melhor Ambiente de Uso Público

- Banheiro Feminino, de Myrna Porcaro

Sofisticado. Assim a arquiteta Myrna Porcaro define o Banheiro Feminino criado especialmente para Casa Boa Mesa. Planejado em uma área de 12m², o ambiente segue estilo contemporâneo, voltado para mulheres preocupadas cada vez mais com a funcionalidade dos espaços. Os tons predominantes são o café e o bege, valorizados pelo projeto de iluminação cênica. Um dos destaques do projeto fica por conta do mosaico formado por minúsculas partículas de mármore aplicadas nas paredes. O contraste entre materiais como madeira, pedras e espelhos é perceptível em todo o espaço. Um local com o máximo de conforto e requinte possível, garante.

Melhor Projeto Comercial

- Bananeira Bistrô, de Antônio Ferreira Júnior e Mário Celso Bernardes

Inspirados nos aconchegantes e pequenos bistrôs, os arquitetos Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes idealizaram o Bananeira Bistrô para o Casa Boa Mesa. Com 80m², o ambiente segue estilo contemporâneo, no qual predominam os tons café, branco e vermelho. O espaço charmoso transmite o prazer de receber bem, com sofás e cortinas confeccionados em patchwork. Compõe o cenário um sofisticado lustre em cristal e abajures em vintage valorizando ainda mais o projeto. O toque final da decoração fica por conta de uma estante feita exclusivamente para armazenar as bebidas.   

Melhor Ambiente ao Ar Livre

- Jardim de Ervas, de Gilberto Elkis

Desde a antiguidade, os povos já usavam ervas para fins medicinais e preparo de alimentos. O Jardim das Ervas resgata a tradição e cultivo dessas plantas. Idealizado pelo paisagista Gilberto Elkis, o espaço ocupa uma área de 600m² e reúne em um cenário contemporâneo: cultura, aroma e a importância das ervas na culinária. Ao caminhar pelo jardim, o público se surpreende com a diversidade de espécies cultivadas em recipientes ou em meio a muitas pedras, diz Elkis. Para isso, ele utiliza espelhos a fim de ampliar a perspectiva do espaço; formas geométricas, texturas, tijolo de demolição, pedras e uma extensa variedade de plantas. Logo na entrada, o visitante encontra duas colunas, que funcionam como filtros para eliminar o stress.


Leia mais sobre: Casa Boa Mesa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.