Obra reúne textos críticos e ensaios fotográficos dos projetos do arquiteto

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508194210&_c_=MiGComponente_C

Foi lançado na quinta-feira o livro "Ruy Ohtake - Arquitetura e a Cidade", organizado e realizado pelo Instituto Tomie Ohtake. Ilustrado com 88 projetos, das quais mais de 80 são obras executadas, o livro traz um balanço sobre a trajetória de quase cinco décadas do arquiteto paulista Ruy Ohtake.

A obra, com edição trilíngue (português, inglês e espanhol), reúne ensaios fotográficos e textos de especialistas em arte e arquitetura, como Agnaldo Farias, Paulo Herkenhoff, Roberto Segre, Julio Katinsky e Rodrigo Queiroz. O objetivo é fazer uma reflexão sobre o processo criativo do arquiteto. Durante o evento de lançamento, o livro poderá ser adquirodo por R$ 140,00, R$ 20,00 mais barato do que seu preço nas lojas.

Trajetória

Capaz de fugir da rigidez formal, inventando formas e introduzindo novas cores à paisagem urbana, Ruy Ohtake ficou famoso por assinar o projeto de grandes obras públicas em São Paulo, como o Parque Ecológico do Tietê, o Expresso Tiradentes e o Hotel Unique. Além de ser o responsável pelo projeto de adequação do Estádio do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014.

Ruy Ohtake formou-se na FAU-USP em 1960 e, já em 1962, projetou a Casa Rosa Okubo, premiada na Bienal de Arquitetura de São Paulo daquele ano. Durante sua trajetória, o arquiteto foi contemplado com muitos outros prêmios, como a Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, o Colar de Ouro, maior condecoração do Instituto de Arquitetos do Brasil, e recentemente foi eleito Arquiteto do Ano, pela Federação Nacional de Arquitetos.  


Livro "Ruy Ohtake - Arquitetura e a Cidade"
Lançamento: 26 de novembro de 2009, às 20h
Local: Shopping D&D
Endereço: Avenida das Nações Unidas 12555 ¿ São Paulo/SP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.