Faça as flores durarem mais na água neste verão

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237510744436&_c_=MiGComponente_C

Arranjos feitos com flores cortadas podem ser ótimas opções para enfeitar a casa em festas e jantares. Mas por não contarem com grande estrutura para se alimentar, sua duração em geral é curta. Para prolongar a sobrevida, alguns artifícios usados por floristas profissionais podem ser de grande valia.

Começe lavando o recipiente onde posicionará as flores. Utilize água e detergente. O artista floral Luís Evangelista indica a colocação de aproximadamente três dedos de água antes de montar o arranjo.

Troque a água do vaso pelo menos duas vezes por semana e, a cada troca, corte as hastes das plantas na diagonal, deixando cerca de 10 cm sem folhas. Quando o corte é reto, a área de contato com o líquido fica menor e, consequentemente, absorve-se menos água, diz. 

Para a florista Stans Scheltinga , é necessário usar um canivete bem afiado e inserir as plantas no vaso uma a uma, assim que forem cortadas, para as células não secarem. Retire as flores machucadas ou amareladas e o arranjo se desenvolverá melhor. Remova também folhagens que estiverem em contato com a água, pois elas propiciam a proliferação de bactérias. 

A água deve estar na temperatura ambiente e é importante manter o arranjo em um local não muito claro se não quiser que as flores abram muito rápido.

Atente-se, ainda, para as condições de ventilação, pois correntes de ar tornam os botões murchos. Fluídos conservantes ¿ disponíveis em floriculturas e casas de jardinagem ¿ também ajudam, pois garantem a beleza do arranjo por pelo menos mais quatro dias.

Para o seu arranjo floral durar mais tempo, a dica de Luís Evangelista é optar por flores tropicais como antúrios, helicônias e alpínias. Se bem cuidadas, elas podem sobreviver até 15 dias no arranjo, afirma. Espécies de clima temperado, como rosas, gérberas, lírios, lisiantos e hortênsias costumam durar de sete a oito dias.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.