Saiba quais as plantas mais adequadas para quem não tem tempo

Espécies que necessitam de pouca rega são ideais para quem não tempo de cuidar das plantas
Getty Images
Espécies que necessitam de pouca rega são ideais para quem não tempo de cuidar das plantas

A correria do dia a dia não pode ser desculpa para desistir de ter plantas em casa. Ao definir as espécies corretas é possível desfrutar de um lar florido sem muito trabalho. O local escolhido para colocar o vaso também facilita a manutenção.

O ponto de partida é optar por plantas com menos necessidade de água e mais resistência a ventos e ao calor. O paisagista Marcelo Faisal cita como exemplo as dracenas, yuccas e ficcus.

Outras espécies adequadas são as cactáceas e suculentas, plantas que vivem em habitats inóspitos, como regiões áridas. “Elas só devem ser regadas uma vez a cada 20 dias, no máximo, e só precisam de um local com quatro horas por dia de sol, no mínimo”, explica a paisagista Cynthia Azevedo.

Quem não tem tanta intimidade com o jardim deve evitar as espécies frutíferas e que dão flores. “Normalmente, elas requerem maior atenção e adubação”, esclarece Cynthia.

Escolher bem o ambiente que vai abrigar a planta ajuda na preservação e longevidade. “Se estivermos falando de um apartamento, temos que escolher espécies que se adaptam bem a ambientes internos, e que não necessitem de muita exposição ao sol”, diz Carla Calderan, da Calux Paisagismo. Carla aposta na pleomele reflexa e algumas espécies de philodendron, como o angolano.


Serviço:

Calux Paisagismo
Rua Morais de Barros, 484 – São Paulo
Tel: (11) 5543 9599

Cynthia Azevedo Paisagismo
Tel: (11) 3237 3314

Marcelo Faisal Paisagismo
Avenida São Gualter, 1889 - São Paulo
Tel: (11) 3021 2665

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.