Plantio em ziguezague e poda regular são essenciais para garantir uma cerca sempre vistosa

Ter uma cerca viva é sempre uma boa opção para delimitar o terreno e garantir proteção acústica e visual à casa. Mas para garantir sua beleza e eficácia, alguns cuidados são necessários.

Para que não haja buracos na cerca viva, o plantio deve ser feito em ziguezague
Getty Images
Para que não haja buracos na cerca viva, o plantio deve ser feito em ziguezague
A gestora ambiental e consultora da Biofert Josiane Oliveira indica o uso de adubos líquidos, próprios para aplicação direta nas folhas.

“As plantas absorvem nutrientes mais rapidamente pela folha do que pela raiz. Assim, eles acabam sendo mais vantajosos”, diz ela.

Se optar por adubos sólidos, não se esqueça de irrigar antes, já que a água facilita o transporte dos nutrientes. Só tome cuidado com excessos, pois isso pode desidratar o vegetal.

Plantio

Danilo Salerno destaca que o plantio não deve ser feito em linha reta, mas sim em ziguezague. “Se as mudas forem alinhadas, sempre haverá buracos.”

Logo após o plantio, todas as espécies precisam ser irrigadas uma vez por dia, até que se adaptem totalmente. Passado este período, a rega deve ser realizada de duas a três vezes por semana, dependendo da espécie. “Quando adulta a planta não precisa mais de tanta água e seu excesso pode apodrecer a raiz”, explica o paisagista Danilo Salerno, da Verdi Salerno.

Poda

De acordo com o paisagista Marcos Bertoldi, a freqüência da poda variará de acordo com o objetivo, a densidade desejada e a época do ano.

“Ela pode ser realizada uma vez por mês ou a cada dois meses, dependendo da espécie, mas, no inverno, é importante que se aumente o espaçamento já que o desenvolvimento é mais lento”, diz Josiane.

De qualquer forma, é necessário realizar a poda funcional, isto é, retirar galhos e folhas sem vida periodicamente.





Consultoria

Biofert
Rua Joaquim Laranjo, 351 – Contagem (MG)
Tel: (31) 3333-6000

Marcos Bertoldi Arquitetos
Rua Lourenço Mourão, 44 – Curitiba (PR)
Tel: (41) 3223-4522

Verdi Salerno
Av. Nazaré, 1.139 conjunto 1.206, Ipiranga – São Paulo (SP)
Tel: (11) 2914-8001

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.