Quase um coringa, a flor vai bem em todos os ambientes e tem fácil manutenção

O lírio é a famosa flor tipo boa-praça. Vai bem com quase todo tipo de decoração e pode ser combinado com os mais diversos vasos. Não há limites. “O importante é levar em conta a cor do ambiente para não neutralizá-lo”, diz o paisagista e florista Batista Reis. Por isso, caminha bem por todos os estilos.

“Pode-se fazer um lindo arranjo com apenas um galho da flor e algumas hastes de junco”, completa. Passa pelo rústico e contemporâneo. “Para casas modernas, as cores branco e rosa são boas opções. Já nas construções com muita madeira e materiais naturais, tons como laranja e vermelho são indicados”, indica Juliana Tsouroutsoglou, da Art Garden. E se a ideia for criar uma composição clássica, Edna Pirmann, da Flor de Baunilha dá a dica: aposte em lírios brancos com rosas e folhas verdes.

Mas se você gosta de transgredir e quebrar paradigmas, vá em frente. “No ambiente clean, o colorido das flores colabora com o equilíbrio. E os tons claros podem ser usados para iluminar ambientes rústicos”, diz Edna

Por serem multidirecionais (aponta para vários lados), evite usá-las em arranjos pequenos, para não errar na proporção. Vale lembrar que o lírio é grande e tem caule comprido. “Para prevenir possíveis acidentes, dê preferência a vasos com bases estáveis”, completa a florista.

Vida longa ao rei

Para garantir maior durabilidade à planta é preciso prestar atenção em algumas regras simples. “Escolha as que ainda têm botões fechados e folhas bem verdes”, ensina Edna.

Ao chegar em casa não se esqueça de cortar os caules na diagonal. “Faça isso sempre que trocar a água para eliminar a parte morta”, observa Reis. Também é fundamental retirar as folhas que estão em contato com a água. “A medida impede o processo de decomposição e, consequentemente, a proliferação de bactérias”, explica Edna.

Por último, após a flor abrir, retire com cuidado as anteras - parte que contém o pólen. “Isso evita manchas nas pétalas e nas roupas”, diz Juliana.


Serviço:

Art Garden Arranjos Florais
Rua Domingos Sávio, 10 – Niterói (RJ)
Tel.: (21) 2452-5635

Batista Reis Flores Online
Via EPTG – Centro Comercial Transplantas, loja 37 – Brasília (DF)
Tel.: (61) 3397-2903

Flor de Baunilha
Rua Visconde de Taunay, 235 sala 01/02 T – Joinville (SC)
Tel.: (47) 3422-0062

Jan de Wit Lírios
Tel.: 0800 558955

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.