Aproveite a natureza dessas espécies para melhor aproveitar o espaço aéreo de casa

Saia do comum e aposte em plantas pendentes para renovar o ar da casa
Divulgação
Saia do comum e aposte em plantas pendentes para renovar o ar da casa
Falta espaço para dar aquele toque especial no ambiente e deixá-lo ainda mais aconchegante e colorido? Então, aqui vai uma dica para solucionar esse problema: tire o vaso do lugar-comum . Para nossa sorte, muitas plantas preferem (ou ficam até mais bonitas) longe do chão, isso mesmo, pendentes. Elas podem se tornar verdadeiras joias suspensas, basta deixá-las descer pelas paredes ou móveis.

Veja também:
Jardins verticais
Diferentes estilos de jardins verticais
Biodiversidade em jardins interativos

Ao contrário do que se imagina, plantas pendentes vão bem em todos os lugares e existem espécies para variadas situações. “Elas proporcionam um belo efeito em janelas e sacadas , por exemplo”, afirma Ana Cristina Marinho, da Tecpaisagismo. Se há grande incidência de luz pode-se optar por gerânios . Em situações de meia-sombra, filodendro e hera são ótimas escolhas

Conheça 32 espécies de plantas pendentes

A tarefa é mais fácil do que parece. Mas antes de partir para a fase mais legal, as compras, é preciso prestar atenção em dois detalhes importantes. “Analise a luminosidade e a força dos ventos do local onde se pretende deixá-la. Isso é fundamental para decidir qual a espécie mais indicada”, alerta a paisagista Letícia Lenz.

Depois de montar a seleção, é hora de decidir como elas serão expostas. “ Vasos e cesta pendentes estão entre as formas mais utilizadas para abrigar esses exemplares”, diz a paisagista Iris Miranda, da Iris Green Garden.

A flor Suzana-de-olhos-negros (Thunbergia alata)é uma opção de plantas pendentes
Flickr / Eran Finkle
A flor Suzana-de-olhos-negros (Thunbergia alata)é uma opção de plantas pendentes

Se preferir algo mais elaborado, a dica é optar por quadros verdes. “Podemos usar estruturas de metal ou madeira para criar painéis e fixá-los à parede”, sugere a paisagista Luciana Wolff, da Wolff Garden Paisagismo e Arquitetura.

Caso não queira ou não possa fazer furos nas paredes , não precisa desanimar. “Apoie os cachepôs nas bancadas, armários altos e em grades existentes. Qualquer estrutura alta serve de base e causa um efeito cascata”, ensina Letícia.

Viva as diferenças!
Ouse, misture diversas espécies para dar ainda mais destaque à sua criação. “É possível montar um mosaico vivo num mesmo painel ou ambiente. A combinação resulta em um contraste interessante de cores e texturas”, ressalta Luciana.

Lembre-se, novamente, é preciso checar as preferências das plantas que pretende unir para a alegria não acabar em tristeza. “Elas devem ter necessidades de rega e insolação semelhantes. Também procure saber sobre as condições de ventilação e umidade que cada uma requer”, destaca Iris.


Siga o Twitter do iG Delas e curta a página no Facebook

Serviço:

Iris Green Garden
Tel.: (11) 2268-2981/ 6498-1717

Letícia Lenz
Tel.: (47) 3467-0084/ 9184-0264

Tecpaisagismo
Tel.: (11) 8143-9803

Wolff Garden Paisagismo & Arquitetura
Avenida Carmindo de Campos, 1887 - Cuiabá (MT)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.