Versão chocolate da flor é sucesso em exposição paulistana

As orquídeas reafirmaram sua posição de destaque nas decorações mais sofisticadas. Presente em quase todos os arranjos da 1ª Mostra "Harmonia em Flores", realizada na loja Ornare, no bairro dos Jardins, em São Paulo , a espécie foi a mais valorizada e aclamada como sinônimo de bom gosto.

A que mais chamou atenção foi a orquídea chocolate, desenvolvida em laboratório. Muito vistosa no outono, ela ainda exala o inconfundível aroma da guloseima.

A cenógrafa Renata Chapchap, responsável por uma das cozinhas gourmet da mostra que vai até 5 de junho, valeu-se das flores para compor o clima oriental de seu espaço. “As tropicais orquídeas harmonizam muito bem neste caso”, diz ela, que arrematou os arranjos com musgos e vasos de porcelana sangue-de-boi.

O arquiteto Fabio Morozini montou um verdadeiro orquidário sobre a mesa de vidro preto de sua cozinha. Além da espécie em chocolate, ele selecionou outras variedades, bastante ricas em cor. “A tecnologia nos permite chegar a inúmeros tons”, diz. Um jardim vertical montado sobre uma placa de bambu traz, ainda, orquídeas em cachos.

Sobre a concepção do ambiente, ele conta que pensou em alguém que cultivasse orquídeas ao ar livre, onde elas se adaptam melhor, e recolhesse as mais floridas para trazer vida à cozinha. “Elementos naturais quebram a rigidez do espaço moderno, repleto de itens tecnológicos, e trazem de volta o tempo em que as famílias se reuniam na cozinha.”

Casamento como inspiração

Orquídeas Denfarium e Phale se entrelaçam no monumental arranjo de mesa na cozinha gourmet de Vera Carlini e Marcia Branco. “Decidimos criar o espaço que recepciona os noivos após a lua de mel”, explicam. Callas, tulipas e buxinhos entram como coadjuvantes, mas exercem muito bem seu papel.

O closet assinado pela cenógrafa Chris Ayrosa e pela florista Jô Patu também remete aos noivos. Alstroemérias, minicravos e rosas brancas decoram o espaço.

Reaproveitamento de materiais

O uso responsável de materiais deu a tônica ao projeto de Marcelo Faisal. “Faço questão de utilizar ao máximo os recursos que temos disponíveis”, afirma o paisagista, que usou cachepôs de fibras de coco para transformar hortaliças em plantas decorativas.

A mostra

Criada por Esther e Murillo Schattan a mostra “ Harmonia em Flores”, que visa trazer diferentes sugestões para o uso das flores na decoração da casa, terá ainda outra edição em São Paulo , a partir do dia 18 de maio, no showroom da marca no shopping D&D.

As lojas de Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e Miami também deverão abrigar outras mostras, mas as datas ainda não estão definidas.


Serviço
1ª Mostra Harmonia em Flores
De
11 de maio a 5 de junho
Local: Ornare
Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.101
Tel: (11) 3065-6622
Entrada franca



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.