Diversas espécies de lírios cultivadas no Brasil iniciam sua florada nos meses de frio. Aproveite

Eles são conhecidos como símbolos da pureza, já estamparam brasões da monarquia francesa e enchem de alegria os olhos desde os tempos da Grécia Antiga. “O lírio é uma das primeiras flores de cultivo e possui registro em diversos momentos da história”, afirma Edna Pirmann, da Flor de Baunilha. E continua atraindo fãs.

Segundo dados do Instituto Biológico do Estado de São Paulo, a flor é uma das dez mais vendidas no mundo, dado que se repete no Brasil. Mas a oferta é fruto de algumas adaptações. “É preciso tropicalizar os lírios para produzi-los com qualidade em nosso país, até mesmo as estufas são desenvolvidas para este fim”, diz Marcelo Moraes, gerente de produção da Jan de Wit Lírios.

Por aqui, os tipos mais encontrados são os asiáticos, os orientais e o longflorum, todos híbridos. “No topo da lista dos mais pedidos está a Orange Pixie, de coloração laranja, e entre as mais difíceis de encontrar, pela complexidade de cultivo, destaque para os lírios brancos, da variedade Muscadet”, completa.

Além da beleza, parte do segredo do sucesso pode estar na facilidade de combinações. “São excelentes para todos os arranjos. Contam com ar nobre e não exigem muitos complementos para que ofereçam um impacto visual fantástico”, conta o paisagista e florista Batista Reis. Outra característica é a resistência da planta. “As de corte costumam durar de sete a 15 dias, dependendo de quantos botões tenha a haste. Já o plantado possui vida maior, até 30 dias”, afirma Juliana Tsouroutsoglou, da Art Garden.

Marca registrada

Outra qualidade da planta é seu perfume agradável, a única exceção é a espécie asiática, que não tem odor. “As orientais e seus híbridos possuem fragrâncias de intensidades variadas. Normalmente as flores de tons rosa são mais fortes, entre elas a Stargazer”, diz Moraes.

O cheiro é gostoso, mas cuidado, pois em algumas situações é melhor evitá-lo. “O lírio não deve ser enviado a maternidades, nem usado em ambientes pouco ventilados ou de longas estadias, como os quartos”, ressalta Juliana.

Serviço:

Art Garden Arranjos Florais
Rua do Academicos, 99 casa 2- Niteroi (RJ)
Tel: (21) 2609-4432/ 3701-2902

Batista Reis Flores Online
Via EPTG – Centro Comercial Transplantas, loja 37 – Brasília (DF)
Tel.: (61) 3397-2903

Flor de Baunilha
Rua Visconde de Taunay, 235 sala 01/02 T – Joinville (SC)
Tel.: (47) 3422-0062

Jan de Wit Lírios
Tel.: 0800 558955

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.