Exposição acontece de 2 a 26 de setembro no interior de São Paulo e apresenta novidades em flores

A tranquila cidade de Holambra, no interior paulista, se transforma no mês de setembro. A primavera traz consigo mais de 300 mil visitantes para o município de apenas 10 mil moradores. Todos interessados nas novidades e belezas apresentadas na Expoflora, principal evento do ano na região.

Nos 250 mil m² da feira, que acontece do dia 2 ao dia 26, há soluções criativas para jardins de tamanhos variados e lançamentos de flores. Outras atrações são o Garden Center, com centenas de espécies à venda, a Chuva de Pétalas (todos os dias, às 17 horas), as apresentações de danças típicas da Holanda – país responsável pela colonização da cidade – e o passeio turístico por campos de flores.

Paisagismo ao alcance de todos

Entre as principais tendências que podem ser vistas na Mostra de Paisagismo da Expoflora 2010, estão os jardins verticais, o reaproveitamento de materiais, os pergolados e a ideia de que a área externa – seja ela uma varanda ou um jardim – tornou-se a extensão da sala de estar.

Esse conceito fica claro no ambiente criado pelo engenheiro agrônomo e paisagista Alexandre Galhego, que “emoldurou” um sofá com um mosaico de plantas tropicais – outra tendência apontada na mostra, que aparece também no Jardim da Família Contemporânea. Criado pela arquiteta e paisagista Raquel Nopper Alves, o espaço se destaca pelo aconchego do deck redondo, com tapetes e almofadas, circundado por água.

Caixotes de madeira acomodam ervas aromáticas no Refúgio do Casal
Mauricio Contreras/ Fotoarena
Caixotes de madeira acomodam ervas aromáticas no Refúgio do Casal
O uso de hortaliças e temperos nos jardins também está em alta e surge no Refúgio do Casal, da designer de interiores Audrey Bruno e da arquiteta Ana Lívia Bruno. “Pensamos em um casal que gosta de receber os amigos e aproveitar seu tempo livre no jardim”, diz Audrey. A dupla utilizou restos de madeiras rústicas para criar caixotes pendurados no muro para abrigar ervas aromáticas.

Dois dos 20 ambientes trazem à tona a discussão sobre o tempo que as crianças de hoje em dia passam dentro de casa, “principalmente por causa do computador”, enfatiza Marli Rodrigues Fontes Pádua.


Ela desenvolveu o Bosque das Cores, em parceria com Ana Claudia Moraes Bueno de Aguiar e Marco de Souza Lima. O ambiente chama atenção pelo colorido das espécies escolhidas (tamareiras-de-jardim, beijo-turco, kalanchoes e bromélias), pelas esculturas infantis feitas com lata, pelo canteiro de violetas plantado embaixo do tampo de vidro da mesa de refeições e pelo painel de bambu com ganchos para vasos de orquídeas.

A Lovely Red é uma rosa sem espinhos, que tem textura aveludada e haste que pode chegar a 90 cm
Divulgação
A Lovely Red é uma rosa sem espinhos, que tem textura aveludada e haste que pode chegar a 90 cm


Rosa sem espinhos

Batizado de Lovely Red, o lançamento da Reijers Agricultura complementa a decoração de muitos dos ambientes da Mostra de Paisagismo da Expoflora 2010.

Trata-se de uma rosa que não possui espinhos, mas que, mesmo com a adaptação feita em laboratório, não perdeu a coloração vermelha e a textura aveludada.

As flores da miniorquídea Phalaenopsis medem de 3 a 4,5 cm
Divulgação
As flores da miniorquídea Phalaenopsis medem de 3 a 4,5 cm
Sua haste longa – de até 90 cm – facilita a dobra das pétalas e, consequentemente, a criação de belos arranjos.

A delicadeza da miniorquídea

Outra novidade da exposição é a orquídea Phalaenopsis, que agora está disponível no Brasil em sua versão mini. Já bastante difundida pela Ásia e Europa, ela passou por muitos testes até ser lançada pela Florquidea.

Pode ser cultivada durante o ano inteiro e é encontrada em diversas cores.




SERVIÇO:


29ª Expoflora

Local: Pavilhão da Expoflora
Endereço: Al. Maurício de Nassau, 675 - Holambra (SP)
Tel: (19) 3817-2228
Data: de 2 a 26 de setembro
Visitação: de quinta a domingo, incluindo o feriado prolongado de Independência (de 4 a 7 de setembro)
Horário: das 9 horas às 19 horas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.