Vic Meirelles, Roberto Riscala e Gilberto Elkis participam da 13ª edição do evento no Iguatemi São Paulo

A chegada da primavera será brindada até o dia 3 outubro com uma mostra de arranjos florais, que enfeitará os corredores do shopping Iguatemi São Paulo. No total, serão 22 espaços decorados com flores, folhagens e elementos complementares, cada qual em homenagem a uma personalidade – nem sempre conhecida do grande público.

É caso do designer de interiores inglês David Nightingale Hicks, homenageado pelo florista Vic Meirelles em uma minisala de estar decorada com buxinhos, suculentas e orquídeas. Daniela Toledo, da floricultura Fulô, elegeu Pedro Álvares Cabral para inspirá-la na criação de uma “ilha” de bambus em diferentes alturas, que servem de apoio a delicadas miniorquídeas brancas.

Gilberto Elkis fez homenagem ao grande ator Raul Cortez e Gigi Botelho à Patrick Blanc, botânico e designer francês, a quem é creditado o título de criador do Jardim Vertical. Os esportistas foram a inspiração da Flower People, que usou uma bicicleta de ferro como base para instalação de seus arranjos com samambaias e orquídeas. E Maria do Carmo R. Simon, da Flor e Forma, baseou-se no trabalho dos irmãos Campana para montar o espaço que briga seus arranjos com antúrios coloridos.

Com um toque de descontração, Fátima Casarini, da Flores on Line, elegeu Mary Poppins para dedicar seu delicado arranjo de estatices rosa e azul, instalados em vasos gigantes protegidos por guarda-sóis. “Flores são como a expressão ‘supercalifragilistiexpiralidoso’ usada pela personagem de Julie Andrews, nos ajudam a dizer algo quando não sabemos como nos expressar”, diz a florista.

Os paisagistas e floristas e Andrea Saladini, Aparecida Helena Leme e Lucia Milan, Bia Sandoval, Clarice Mukai e Joel Matsuoka, Dora Sodré Santoro, Escarlate Flores, Flavia Rocco, Gigi Botelho, João Jadão e Cid Carvalho, Marcelo Bacchin, Maria Lina Flores, Monica Rezende e Clarissa Rezende, Novemeiaoito Flores e Paisagismo, Roberto Riscala e Studio Flora Sodré também participam desta edição.

Para fazer em casa

Para quem se inspirar na mostra e também quiser colorir a casa com flores, Fátima Casarini dá uma dica simples. “Coloque uma ou duas gérberas da mesma cor, cortadas em alturas diferentes em uma garrafinha de água bem limpa e pronto”, ensina. “É fácil, rápido e fica lindo”, completa.

Luly Vidigal, que criou um orquidário suspenso na mostra, indica às novatas que trabalhem com rosas – “é ‘a’ flor para arranjos” -, frésias e flores de ervilha “para trazer leveza”. Deverá ficar um arranjo bem leve e vistoso.

Os clientes do programa de fidelidade do shopping ainda poderão participar das palestras e workshops que acontecem paralelamente à mostra. No dia 27, Gica Mesiara falará sobre Jardins Verticais; no dia 30, a chef Bel Coelho dá aula sobre Flores e Gastronomia; e no dia 2 de outubro, Vic Meirelles ensina técnicas de arranjo. As aulas acontecem no Lounge One, no período da tarde.

Serviço:

13ª Mostra Iguatemi de Arranjos Florais
Data: 23 de setembro a 3 de outubro
Local: Shopping Iguatemi
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 – São Paulo (SP)
Horário: De segunda a sábado, das 10h00 às 22h00, e domingo, das 11h00 às 22h00
Gratuito
Tel:
(11) 3816-6116

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.