Conheça os métodos e inseticidas para se livrar de pulgões e insetos nas plantas

lagarta casa jardinagem
Getty Images
lagarta casa jardinagem
Quem tem plantas em casa sabe que é muito comum o aparecimento de pulgões, lagartas e outras espécies de insetos e pragas domésticas. Para se livrar delas, não é necessário eliminar seu foco, ou seja, as plantas, ou encher a casa com inseticidas que podem fazer mal à família.

De acordo com a paisagista Maricy Pissinatti, o melhor controle para o mal ainda é o controle manual. “Limpe a folha com água e álcool ou até detergente, catando as lagartas com as mãos.”

Se o que incomoda são pequenos insetos voadores ao redor de plantas e flores, o repelente mais indicado é a citronela, presente em velas e tochas que podem ser acesas próximo às áreas verdes, sem danificá-las.

Alternativas naturais

Se a questão pedir uma ação mais drástica tente resolver com inseticidas naturais antes de partir para a química. “Misture fumo de corda com água e álcool e pulverize nas plantas para matar os pulgões”, afirma Maricy.

Já a paisagista Paula Magaldi recomenda o óleo de neem, um inseticida totalmente natural, eficiente no combate a mais de 500 espécies de insetos e ácaros, podendo ser utilizado em flores e hortaliças.

Há ainda o grupo dos inseticidas ecológicos, como o Dipel, que serve para matar lagartas. “Ele age como um fungo, que quando pulverizado é comido pelas lagartas, matando-as”, diz Maricy.

Cuidado com a quantidade

Segunda a paisagista Gigi Botelho, há inseticidas suaves em aerossol que podem ser usados em ambientes com crianças e também não oferecem riscos à natureza. “Eles podem ser borrifados na própria folha para afastar insetos, sem acarretar dano algum.”

Algumas das opções atóxicas que podem ser encontradas em supermercados e lojas especializadas são o Dimy e O Jardineiro. Mas é bom ter prudência na hora da aplicação. Principalmente dentro de casa, a quantidade a ser usada deve ser apenas a suficiente para afastar os insetos indesejados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.