Aposte em espécies alternativas para dar charme à casa e surpreender pela beleza

Quem disse que todo jardim precisa ter a planta da moda ou seguir as últimas tendências para ser bonito? Para os que gostam de fugir do convencional, uma boa notícia: há uma lista imensa de espécies lindas e pouco usadas que darão personalidade ao paisagismo da sua casa.



Uma delas é a rainha-das-árvores, endêmica de Mianmar, na Ásia. “É raridade não só no Brasil, mas no mundo inteiro pela dificuldade de reprodução”, diz Luis Bacher, da Fazenda Citra. Outra merecedora de destaque é a australiana roda-de-fogo, que desembarcou por aqui na década de 1970.

Mas se a intenção é formar uma bela cerca-viva, vale conferir as nacionais estrela-do-norte, parecida com um cata-vento, e a flor-de-São-João, que lembra fogos de artifício.

“O ponto mais importante de um projeto é que ele tenha a cara do dono. Dessa forma, não será apenas mais um jardim”, diz o paisagista Raul Cânovas. Para isso, é fundamental conversar com o profissional. “Algumas pessoas se sentem acanhadas em opinar, mas é a única maneira de descobrir as expectativas do cliente”, completa.

A chave do sucesso

É importante saber se a espécie é apropriada para o local e o clima onde se pretende plantá-la
Arquivo Paula Bergamin
É importante saber se a espécie é apropriada para o local e o clima onde se pretende plantá-la
Achar plantas diferentes não é uma tarefa fácil. É preciso muita pesquisa, visitas a lojas e conversas com especialistas no assunto.

“Para o produtor comercial, novas espécies nem sempre são viáveis, por causa do custo e tempo de retorno. Por isso, é preciso garimpar”, ensina o paisagista Gilberto Matter.

Além disso, . “A medida é imprescindível para que elas se desenvolvam com saúde e vigor”, afirma.

Nem diferente, nem igual

Algumas plantas são tão comuns que passam despercebidas por nossos olhos. Mas com um pouco de criatividade tudo se transforma. “Marias-sem-vergonha ficam incríveis em bacias de cerâmica e podem destacar uma passagem, como a escada”, ensina Paula Bergamin, da Ecogarden.

Outra boa pedida é colocar a espada-de-São-Jorge em vasos altos para dar maior destaque à sua forma.







Serviço:

Ecogarden Paisagismo
Tel: (21) 2227-2762/7832-4176

Fazenda Citra
Rodovia Limeira – Piraciba, Km 117 – Limeira (SP)
Tel: (19) 3451-1221

Gilberto Matter Paisagismo
Rua Gonçalves Dias, 609 – Curitiba (PR)
Tel: (41) 3243-0863

Raul Cânovas Paisagismo
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1690 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3813-3212

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.