Aproveite o clima frio para cultivar morangos, hortaliças e flores

Os meses frios são ideais para semear temperos e ervas e dar início ao projeto da tão sonhada horta. Cultive também espécies como petúnia, papoula, amor-perfeito, sinerária, cravo e sempre-viva. O colorido do jardim fica por conta de plantas que florescem na estação como azaléia, ciclame, caliandra, camélia, ipês, íris, jasmim-amarelo, jasmim-manga, kalanchoe, pata-de-vaca, quaresmeiras e sálvia.

Sabores de inverno
Aqueles que ficam com água na boca só de imaginar suculentos morangos e framboesas devem aproveitar os meses mais frios para dar início ao cultivo. Afinal, o período entre o outono e o inverno é marcado pela abundância dessas frutas e oferece as condições ideais para uma boa colheita.

Mais: Curta a casa no inverno

“A queda de temperatura noturna retarda a maturação do morango, o que favorece o desenvolvimento de frutos maiores e mais doces. Além disso, a baixa umidade do ar e as poucas chuvas ajudam a evitar que apodreçam”, afirma o engenheiro agrônomo e paisagista Mauro Contesini.

A época ideal para o plantio começa em abril e vai até o final de maio e a colheita poderá ser feita de 60 a 80 dias após o plantio das mudas. As espécies de framboesa também devem ser semeadas no inverno para que seus frutos possam ser apreciados no ano seguinte.

Como plantar 
No caso dos morangos, prepare um canteiro e corrija o pH do solo. Então, aplique adubo com esterco bovino ou de aves. “A adição do estrume animal propicia melhores condições físicas e biológicas para a terra, além de ser fonte nutritiva para as espécies vegetais e aumentar a ventilação nas camadas superficiais do solo”, esclarece Contesini. Mas lembre-se, a adição desse fertilizante pode se tornar prejudicial se feita junto com o plantio das sementes.


Para as framboesas, os paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo Camargo Gomez, da Folha Paisagismo, também indicam adubação à base de estrume ou orgânica, feita com regularidade antes do plantio, utilizando fertilizantes do tipo 10.10.10.

A poda é feita entre os meses de outono e inverno apenas para limpeza e para assegurar o bom desenvolvimento da muda. A rega, assim como para os morangos, precisa ser regular, mas sem encharcar o solo. “No verão, essa tarefa deve ser realizada com mais freqüência”, completam os irmãos Gomez.
É importante ainda destacar que as mudas precisam ser cultivadas sob boa luminosidade, a sol ou meia-sombra.

Serviço:

Folha Paisagismo
Tel: (11) 3021.6934

Daniela Infante - engenheira agrônoma e paisagista
Tel: (24) 2222.6258/ 2244.2600

Mauro Contesini - engenheiro agrônomo e paisagista
Tel: (19) 3886.4159



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.