Saiba como cuidar das plantas antes da chegada do inverno

As ipomeias estão entre as espécies que florescem no frio
Divulgação
As ipomeias estão entre as espécies que florescem no frio
É bem verdade que o frio do outono e do inverno não chega a alguns lugares do hemisfério Sul com a mesma intensidade que costuma ocorrer no hemisfério Norte. No Brasil, apenas os estados do Sul e Sudeste experimentam uma sensação maior de inverno. Nos demais, salvo as regiões serranas, as mudanças na temperatura são pequenas. Mesmo assim, convém tomar certos cuidados para se ter um jardim bonito e saudável o ano todo .

“A partir de maio, até o fim do inverno, as plantas entram num estado de dormência. Ou seja, ficam quietinhas, sem brotos, folhas novas ou sinal de vida. Quase estáticas, não crescem ou murcham”, explica a paisagista e engenheira agrônoma Maricy Pissinatti. “O sol fica mais baixo e a luminosidade diminui. Os dias são mais curtos”, afirma. “É preciso tomar um cuidado especial com os gramados , que por conta da sombra podem ficar ralos e morrer em determinados trechos mais escuros do jardim.”

O importante é não deixar de cuidar da rega , pois no começo do outono os dias ainda são quentes mas as chuvas começam a rarear.

Acompanhe a galeria de fotos: Flores do frio

“Preparar o solo para a adubação também é uma boa ideia”, ensina a paisagista Silmara Richter. “Nos vasos e jardineiras, use um ancinho para revolver a terra superficialmente. Sempre que possível, prefira ingredientes orgânicos para fazer a adubação: húmus de minhoca, torta de mamona ou farinha de osso.”

As podas merecem atenção. “Nada de podar plantas que vão florir no inverno ou início da primavera , pois sua floração pode ser prejudicada”, avisa Silmara. Podas educativas – que dirigem o crescimento das folhagens – também não são recomendadas. O certo é fazer apenas uma poda de limpeza, retirando folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta. “Essa poda de limpeza é especialmente indicada para as cercas vivas ”, completa

Aproveite para limpar

Nessa época do ano, o melhor a fazer pelo seu jardim é uma boa limpeza. Elimine insetos e ervas daninhas que provavelmente invadiram canteiros e vasos durante o inverno. Folhas e galhos secos devem ser eliminados com uma poda de limpeza. Rastelos ajudam nessa tarefa.

Aproveite também para fazer a manutenção nos canteiros já formados, escarificando o solo para favorecer a aeração ou oxigenação das raízes. Evite, neste caso, o uso de enxada ou pá, esse trabalho deve ser realizado com escarificador ou sacho, pois a ferramenta permite acessar o espaço entre as plantas sem, contudo, danificá-las.






Serviço:

Maricy Pissinatti
Tel: (11) 9998-2999/ 3814-1531

Silmara Richter
Ecopaisagismo - Projeto e Execução
Tel: (19) 9203 5476 / 3867 1565

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.