Sistema pode ser implantado em todo tipo de jardim e reduz o uso de água e energia

Quem tem jardim em casa sabe que fazer a manutenção não é fácil. A quantidade de água que cada planta demanda é diferente e varia também de acordo com o clima, o tipo de solo e a fase de crescimento. Variações que podem ser controladas por sistemas de irrigação automática,seja em hortas, pomares, paredes verdes, jardineiras e vasos. “Com esse sistema, a melhora na distribuição de água é muito significativa”, afirma o engenheiro civil da Regatec Danny Braz, que apresentou palestra sobre o tema no Senac Santa Cecília, em São Paulo.

Sistemas de irrigação automatizada podem ser construídos em todo tipo de jardim
Divulgação/ Rain Bird
Sistemas de irrigação automatizada podem ser construídos em todo tipo de jardim
A vantagem, aparentemente pouco significativa, é essencial para garantir um jardim sempre belo. O exemplo percebido com mais facilidade é o da grama. Quando falta água, a grama enrola; se há excesso, ela apodrece; e se o déficit está no adubo, a grama começa a amarelar.

Mesmo em jardins já existentes, é possível implantar a irrigação automática. Os pedaços de grama retirados para a instalação dos tubos se recompõem em até 15 dias, segundo Edson Coelho, da Irricom Rio. “Na verdade, a maioria dos casos é assim, pois o jardim é a última coisa em que se costuma pensar quando se constrói uma casa”, diz o engenheiro.


O sistema

Compostos por painel de controle, tubulação, válvula e emissores de água, os sistemas de irrigação computadorizada garantem eficiência na rega e economia de água e energia. “Parece bobagem, mas é sempre bom lembrar que a água é um recurso finito”, afirma Coelho.

Nos painéis de controle, define-se os níveis de água, os horários e a duração da rega para cada setor do jardim, de acordo com as condições do vegetal e do clima, o que garante que não haja excesso de irrigação, nem que sobrem espaços secos. Estes setores são determinados ainda na fase do projeto, levando-se em conta a luminosidade e a disponibilidade de água em cada parte do terreno, a altitude, a variedade das espécies e o alcance dos emissores de água.

O condomínio residencial Nova Ipanema, no Rio de Janeiro, conta com sistema de irrigação automática
Divulgação/ Irricom Rio
O condomínio residencial Nova Ipanema, no Rio de Janeiro, conta com sistema de irrigação automática
Os ajustes necessários devido a alterações climáticas podem ser feitos pelo próprio morador. “O programador pode contar com até oito opções de emergência pré-programadas, como excesso e ausência de chuva, altas ou baixas temperaturas e ventania”, exemplifica a paisagista Paula Godoy. “Essas mudanças podem ser percebidas mesmo pelos leigos. Basta acionar a opção mais adequada no painel.”

Quando o proprietário do jardim está ausente, a eficácia do sistema é a mesma, já que há sensores de chuva acoplados, que realizam automaticamente as alterações que precisam ser feitas na programação. A altura dos emissores de água também pode ser facilmente ajustada à medida que as plantas crescem.

Como contratar o serviço

Paisagistas, engenheiros e jardineiros devem atuar em conjunto desde o projeto até a instalação e a manutenção da irrigação automatizada. Assim, é preciso estar atento ao contratar o serviço. “Desconfie de empresas que cobram por metro quadrado, por exemplo, porque o projeto dependerá de muitos fatores”, diz Braz.

“Um sistema automatizado de irrigação, com painel de controle, emissor de água, tubulação e válvulas, não sai por menos de R$ 1.000,00 em um terreno de 30 m²”, afirma Paula Godoy.

O orçamento deve incluir o descritivo do sistema e dos produtos que serão usados, o lay-out do jardim e da instalação - a cargo do cliente e da empresa contratada -, a quantidade de água necessária estimada e qual a garantia. “É claro que tudo isso tem um custo, mas é um investimento que se paga em até dois anos”, afirma Coelho.


Serviço

Irricom Rio
Av. Ayrton Senna, 1.850/ 302 (Shopping Barra Plaza) – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2430-3322

Paula Godoy Paisagismo
Av. Joaquim Cristóvão, 154 – Pirassununga (SP)
Tel: (19) 3561-7433

Rain Bird Brasil
Rua Piauí, 740 – Uberlândia (MG)
Tel: (34) 3212-8484

Regatec
Rua Barbalha, 445, Alto da Lapa – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3648-5040

Senac Santa Cecília
Al. Barros, 910, Santa Cecília – São Paulo (SP)
Tel: (11) 2178-0200

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.